Semana começa com chuvas volumosas sobre Centro-Norte do país
A semana começa com a previsão de chuvas volumosas sobre áreas do Centro-Norte do país, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta segunda-feira (20), inclusive, há alerta de perigo com as precipitações.
"Até sexta-feira, podemos ter acumulados superando os 150 milímetros entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, todo Matopiba, grande parte de Goiás e Norte de Minas Gerais... Quando vamos para o Sul, temos acumulados abaixo dos 20 mm, muito pouco", explica Heráclio Alves, m1eteorologista do Inmet.
Veja o mapa com a previsão de precipitação a cada 24 horas para as próximas 93 horas:
Há perigo com chuvas durante esta segunda em áreas dos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Bahia, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", prevê o instituto para essas áreas.
Veja o mapa de alertas do tempo nas próximas 24 horas:
Também tem aviso de perigo potencial com precipitações em outras áreas de Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Roraima, Sergipe, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Piauí.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".
Ainda há avisos pontuais para áreas do Sul do país.
Nos próximos sete dias, entre 20 e 27 de dezembro, segundo o mapa do Inmet, os acumulados em áreas centrais do Brasil podem superar os 150 milímetros. Em alguns pontos isolados, inclusive, há chances de precipitações entre 200 a 300 mm de chuva no período.
Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias:
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), aponta que as chuvas até meados do final de dezembro deverão seguir mais isoladas sobre o Centro-Norte do país e com volumes expressivos sobre algumas localidades.
"A frequência de dias chuvosos será bem maior", afirma Alves.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: