Nova ZCAS se forma e favorece nuvens carregadas em todo Brasil Central nesta 4ª feira

Publicado em 15/12/2021 10:55 e atualizado em 15/12/2021 16:09
No Sul, confirmando as previsões, chuvas já começam a se deslocar e RS volta a ter tempo seco

A partir desta quarta-feira (15) a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) volta a intensificar a formação de nuvens carregadas em boa parte do país. Segundo a Climatempo,  as chuvas devem ganhar força no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil nos próximos dias. 

"Além da ZCAS, a chuva também terá a influência de uma área de baixa pressão atmosférica em superfície, que está entre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e o Paraguai", destaca a publicação. 

Com relação ao volume, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê chuva em toda área do Brasil Central. O destaque fica para Minas Gerais e São Paulo, onde os acumulados podem chegar a 50mm nas próximas 24 horas. " As precipitações também podem vir acompanhadas por raios, ventos e não se descarta a chance de queda de granizo, principalmente sobre o estado de São Paulo", acrescenta a Climatempo. 

No Centro-Oeste, as chuvas mais expressivas são previstas para o centro-norte do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, com acumulados entre 20mm e 30mm. Também chove no Mato Grosso e no Tocantins, porém com volumes mais baixos. 

Na região Sul do Brasil, confirmando as previsões anteriores, as chuvas já começam a avançar para as demais áreas, deixando parte do Rio Grande do Sul com tempo estável nesta quarta-feira (15). Ainda no sul, continua chovendo no leste de Santa Catarina e do Paraná de forma mais expressiva. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet

 

Confirmando as previsões feitas anteriormente pelo Inmet, as chuvas no sul do Brasil apresentaram irregularidade. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto, o acumulado de chuva ficou entre 15mm e 20mm no centro-sul gaúcho nos últimos três dias. 

Na região central do Brasil, os maiores acumulados são observados em Minas Gerais e Goiás, entre 50mm e 60mm. Em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso o acumulado ficou entre 25mm e 40mm. 

Também choveu no Matopiba, e o oeste da Bahia recebeu as chuvas mais expressivas, entre 20mm e 30. Tocantins, sul do Maranhão e Piauí registraram chuvas de até 15mm no período. 

Veja o mapa de previsão acumulada nos últimos três dias: 
 

Fonte: Inmet 

 
Nuvens em formação. Envio feito por Paulo Marcelo Adamek - Itaiópolis (SC)


Igreja Ucraniano. Envio feito por Paulo Marcelo Adamek - Itaiópolis (SC)

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined