Previsão do tempo: Chuvas seguem concentradas no centro-norte do Brasil e mantém área em alerta laranja

Publicado em 04/11/2021 10:33 e atualizado em 04/11/2021 11:29
Segundo Inmet, fenômeno chamado ZCAS favorece formação de nuvens carregadas e chuvas voltam no Sul no final de semana

Mantendo as características esperadas para estação, os últimos três dias foram marcados por chuvas com acumulados significativos no centro-norte do Brasil. Segundo dados coletados nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Sudeste registrou os volumes mais expressivos, com precipitação acima de 60mm em algumas áreas.

Os estados Tocantins e Goiás também registraram boas chuvas, entre 50m  e 60mm  no período. No Mato Grosso e Bahia, também choveu e com precipitação registrada entre 20mm e 40mm. As principais regiões produtoras de grãos conseguem avançar com a safra de Verão, e as preocupações dos meteorologistas, no médio prazo, se voltam para o Rio Grande do Sul, que pode voltar a ter uma redução nos volumes caso o La Niña se confirme nas próximas semanas. 

Veja o mapa de acumulado nos últimos três dias em todo Brasil: 

 

Fonte: Inmet 


 

Até lá, segundo o meteorologista Olívio Bahia, a tendência é de permanência das chuvas no centro-norte do Brasil. O especialista explica que a configuração da ZCAS - fenômeno típico da estação no Brasil, continua influenciando a formação de nuvens carregadas em toda área, deixando inclusive áreas do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais em estado de alerta laranja para chuvas intensas. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

Veja as áreas em estado de alerta laranja nesta quinta-feira (4): 

 

Fonte: Inmet 


Em relação aos volumes, o modelo Cosmo indica que nos próximos dias os maiores acumulados são esperados para Bahia, onde as precipitações podem ultrapassar os 50mm nas próximas 48 horas. O modelo mantém ainda a condição de umidade para o centro-norte de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e centro-sul do Maranhão e do Piauí, porém com volumes mais baixos. 

No final de semana uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil, devolvendo as condições de chuva nos três estados. O mapa, mais uma vez, mostra que o sistema passará rápido pela região e indica também a formação de um novo corredor de umidade, que deve manter as condições de chuva em boa parte do Brasil. 

Veja o mapa com a previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

Fonte: Inmet 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined