Inmet: Semana começa com previsão de muita chuva e boa parte do país em estado de alerta
A semana começa com muita chuva e avisos meteorológicos em várias regiões do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria em atuação na costa Sudeste do país associada a umidade da Amazonas, segue favorecendo a formação de nuvens carregadas, deixando boa parte do país em alerta para acumulados expressivos de chuvas nas próximas 24 horas.
De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo o Inmet emitiu alerta laranja para acumulado expressivo de chuva válido no norte de São Paulo, Rio de Janeiro, áreas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
O especialista afirma que o estado é de atenção em toda região. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial na página do Inmet.
Veja as áreas em estado de alerta nesta segunda-feira:
A consultoria Climatempo também alerta para muita chuva no Sudeste do Brasil nesta segunda-feira (18). "A segunda-feira (18) será um dia frio e chuvoso no leste de São Paulo (inclusive capital e litoral), no estado do Rio De Janeiro e na Zona da Mata e sul de Minas Gerais. Os volumes acumulados nessas áreas serão muito expressivos e é alto o potencial para alagamentos, queda de barreiras, trasbordamento de córregos e deslizamentos de terra", afirma a previsão.
A tendência também é de chuva intensa em áreas do Matopiba nas próximas 24 horas. Segundo o modelo Cosmo, a tendência é de chuvas entre 50mm e 70mm no centro-sul do Tocantins e chuvas entre 20mm e 30mm em áreas do Maranhão.
"Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o Inmet. Piauí e oeste da Bahia devem permanecer com tempo estável nesta segunda-feira (18).
Já no Sul do Brasil, as previsões indicam condição de chuvas mais expressivas no Paraná. Nas próximas 24 horas, a tendência é de chuva entre 20mm e 30mm no noroeste do estado.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: