Modelos mantêm a previsão de muita chuva pelo BR e umidade começa a retornar ao Matopiba
As atualizações dos modelos meteorológicos seguem indicando que os próximos dias serão de muita chuva nas principais regiões produtoras do país. Após um longo período de seca e perdas em várias culturas, o sistema chuvoso enfim se consolida no país e a umidade também começa avançar para áreas do Matopiba.
De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), nos próximos sete dias há previsão de chuvas para boa parte do país, com destaque para áreas no Mato Grosso do Sul, no Sudeste do Brasil e na Bahia que podem ter registros acima dos 100mm no período.
Para o sul do Brasil, o NOAA também mantém a condição de umidade, com previsão de precipitação entre 60mm e 70mm nos próximos dias. Já no Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás têm previsão de acumulados de até 60mm no período.
A partir do dia 19, conforme já indicavam as previsões anteriores, a tendência é de chuva abrangente e atingindo todas as áreas do Brasil. Em relação às regiões de produção agrícola, apenas o norte do Maranhão e do Piauí devem com poucas chuvas.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
O modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também mantém a previsão de chuvas atingindo boa parte do país nos próximios dias.
Para esta terça-feira (12), o destaque continua sendo Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro que devem registrar os maiores acumulados do dia. Ainda de acordo o Instituto, as áreas de instabilidade favorecem a formação de nuvens carregadas em toda área, e as chuvas podem chegar em forma de tempestade, com risco de ventania e granizo.
No Centro-Oeste, o Cosmo mantém a previsão de umidade para todos os estados, com destaque para o norte de Goiás, que devem receber os maiores volumes de chuva - entre 20mm e 30mm. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também têm previsão de chuva, porém com volumes mais baixos.
No Sul do país, o modelo Cosmo indica uma trégua nos volumes do Paraná e em Santa Catarina, mas mantém a condição de umidade para o Rio Grande do Sul, que deve registrar chuva de até 30mm em algumas áreas do estado.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 24 horas, segundo o Cosmo: