Inmet: Início de outubro será marcado por chuvas generalizadas e volumosas pelo país; sojicultor no PR já relata perdas

Publicado em 28/09/2021 10:07 e atualizado em 28/09/2021 12:38
Nesta semana, precipitações ainda ficam mais restritas ao Sul do Brasil, mas os próximos dias darão tom da primavera, segundo meteorologista

A chegada do mês de outubro deve ser marcada por chuvas mais generalizadas e volumosas por quase todo o país, segundo mostram mapas de previsão de precipitação estendidas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, sigla em inglês).

Na semana entre os dias 6 e 14 de outubro, a previsão é de chuvas em áreas centrais do Brasil que podem superar os 200 milímetros acumulados. Apenas áreas mais ao Nordeste do país terão volumes leves e tempo mais seco no período verificado.

"Aquela convergência de umidade descendo da Amazônia pelo centro do Brasil e Sudeste [favorece as chuvas pelo país], assegurando a permanência das chuvas, a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul", disse Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As instabilidades e a continuidade das chuvas nos próximos dias devem aliviar a situação dos produtores que esperam melhor condição para iniciar o plantio da soja na safra 2021/22. Sem condições climáticas favoráveis, Ildefonso Ausec, produtor Doutor Camargo (PR), perdeu o primeiro plantio da soja realizado logop após o fim do vazio no estado (veja fotos e vídeos).

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo Brasil:

Fonte: NOAA

"Com chuvas ainda irregulares, temperaturas altas e baixa umidade no solo, o plantio da safra 2021/22 de soja seguiu lento na semana passada e restrito a áreas que receberam maiores volumes na primeira quinzena de setembro e que contam com boa cobertura de solo", disse em boletim a AgRural.

A consultoria estima maior ritmo dos trabalhos com a confirmação das chuvas no final deste mês e início de outubro.

Segundo Diniz, essa condição mais úmida prevista para as próximas semanas vai "dando exatamente o padrão de chuva da primavera". Ainda assim, é preciso acompanhamento diário dos mapas, já que essa é uma previsão mais estendida e que precisa de confirmação.

Já ao longo desta semana, chuvas são registradas sobre a região Sul do Brasil e começam a avançar sobre algumas regiões do país, como o Centro-Oeste até o final da semana, com risco para ventos fortes e granizo em grande parte das regiões produtoras.

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:

Fonte: Inmet

O Inmet, inclusive, emitiu alerta de perigo com tempestade prevista em áreas da região Sul, além de chuvas intensas previstas para áreas da região Norte.

Veja o mapa das áreas com alerta do Inmet para as próximas horas:

Fonte: Inmet


??Foto em Barracão (RS). Envio de Elizandro Rogério Prigol


Foto em Barracão (RS). Envio de Elizandro Rogério Prigol


Trigo em Madre de Deus de Minas (MG). Envio de Fernando Ronaldo

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined