Onda de calor: Inmet emite alerta amarelo para temperatura muito elevada em 5 estados

Publicado em 20/09/2021 11:04
Chuvas ficam restritas ao Rio Grande do Sul, que pode ter novas ventanias e queda de granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para perigo potencial de onda de calor para boa parte do país nos próximos dias. De acordo com o Inmet, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média nos próximos dois dias. 

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, as temperaturas máximas podem atingir a casa dos 41ºC no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, sul do Tocantins e Triângulo Mineiro. Com o ar muito seco, o cenário também é de alerta para baixa umidade relativa do ar nos próximos dias. 

O modelo de previsão do Inmet prevê os valores mais críticos em todo Mato Grosso do Sul, com indicativo de até 42º graus em algumas áreas. Além das áreas em alerta, a previsão indica condição de temperatura elevadas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, sobretudo na faixa oeste dos estados onde as temperaturas podem chegar a 40 graus no período da tarde. 

A tendência, segundo o meteorologista, é que a onda de calor comece a perder força na quarta-feira (22) no Mato Grosso do Sul, mas que as temperaturas continuem elevadas no Mato Grosso, Goiás e sul do Tocantins. Com a chegada da Primavera, também na quarta-feira, é característico da estação que as temperaturas mais elevadas do ano sejam registradas nessa época em boa parte do país. 

Veja o mapa com previsão de temperaturas nos próximos dias: 
 

Fonte: Inmet

Já em relação às chuvas, a semana começa com previsão do retorno de chuvas expressivas na parte Sul do Brasil. Segundo o Cosmo, no sul do Rio Grande do Sul os acumulados podem ultrapassar os 70mm nas próximas 24 horas. Com as temperaturas elevadas, o Inmet não descarta risco de ventania e risco de granizo no período. 

"A Climatempo alerta para chuva volumosa, com raios, rajadas de vento de até 70km/h, principalmente no sul do estado e até com possibilidade de granizo. Não dá para descartar alguns transtornos pontuais devido ao temporal", complementa a consultoria. 

A tendência é que entre esta segunda e terça-feira (21), o sistema chuvoso avance para as demais áreas do estado gaúcho, com precipitação entre 20mm e 30mm. Também há condição de chuva para Santa Catarina e leste do Paraná, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas horas: 

 

Fonte: Inmet



Produção de morangos da variedade Albion do Chile, em Itainópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek


Inicio de Safra de Soja no Paraguai - Colonia Yguazu. Envio de Magali Rossini


Uva violeta com bons cachos, no município de Aral Moreira (MS), Envio produtor e Engenheiro Agrônomo Erval Sajovic Pereira
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined