Instabilidade segue favorecendo nuvens carregadas no PR e SC; Climatempo destaca condição de chuva em SP

Publicado em 15/09/2021 10:37 e atualizado em 15/09/2021 11:39
No Centro-Norte do Brasil condição segue sendo de tempo muito seco, altas temperaturas e baixa umidade do ar

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantêm a condição de tempo muito instável na região Sul do Brasil.

De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a frente fria já começa a se deslocar para o Oceano, mas um sistema de baixa pressão vai continuar influenciando as áreas de instabilidade nos próximos dias. 

O modelo Cosmo, também do Inmet, prevê os maiores acumulados em vários pontos do Paraná nas próximas 24 horas, com precipitação entre 20mm e 30mm. Também continuam previstas chuvas para Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, há possibilidade de chuvas apenas no extremo norte gaúcho. 

Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil nas próximas horas: 
 

Fonte: Inmet


Já de acordo com a Climatempo, a frente vai avançar para o Sudeste do Brasil e aliviar a condição de calor intenso no estado de São Paulo. "Uma frente fria avança pelo estado e traz um alívio do calorão, principalmente nas áreas do centro-sul e leste", afirma a consultoria. 

Destaca, no entanto, que não há previsão de volumes expressivos de chuvas para reverter o quadro de seca prolongada. "E não há chuva suficiente para melhorar a situação dos reservartórios, por enquanto. Mas, pontualmente, a chuva pode engrossar em algumas áreas", acrescenta. 

Para o Centro-Norte do Brasil, o Inmet prevê temperatura máxima na casa dos 40ºC nesta quarta-feira (15). A baixa umidade relativa do ar mantém o estado de alerta, podendo variar entre 12% e 20% nas horas mais quentes do dia. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet

Últimas 24 horas

Confirmando as previsões anteriores, os maiores volumes de chuva foram registrados no Sul do Brasil nas últimas 24 horas. 

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as precipitações ficaram entre 35mm e 40mm. 

Também choveu no Paraná, com destaque para as regiões sul e oeste do estado que receberam os maiores volumes de chuva, entre 20mm e 30mm. No extremo sul do Mato Grosso do Sul foram registradas chuvas de até 20mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 
 

Fonte: Inmet

 
Na Fazenda Coqueiro Alto em Viadutos (RS). Envio de Denilson Klosinski


Plantio de milho concluído em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Eduarda Scherer


Área em Sananduva (RS). Envio de Alexandre Maitto.


Plantando milho em palhada de aveia em Capanema (PR). Envio de Elecir Trevisan


Na Fazenda Coqueiro Alto em Viadutos (RS). Envio de Denilson Klosinski

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
undefined