Previsão do tempo: Feriado com muita chuva no RS e baixa umidade no Brasil Central
O Dia da Indepedência será marcado por muita chuva no sul do país. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações podem ultrapassar os 60mm em algumas áreas, com risco de granizo e muita ventania.
Com a previsão de chuvas expressivas, o Inmet emitiu alerta laranja para parte do Rio Grande do Sul válido até as 23h desta terça-feira (7). "Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação oficial.
Veja as áreas em alerta laranja nesta terça-feira (7):
Já a Climatempo alerta para situação de perigo no sul do Rio Grande do Sul e na Campanha Gaúcha, com previsão de tempo severo e chuva muito volumosa. Alerta de temporal entre a Serra Gaúcha, Porto Alegre e na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Estado de atenlão para chuva entre moderada e forte, mas de forma isolada, entre o noroeste gaúcho e a região central de Santa Catarina.
Segundo as previsões do Cosmo, a tendência é que as chuvas avancem para o Paraná já na quinta-feira (9), com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. Também neste dia, o Cosmo mostra a condição de formação de um corredor de umidade atingindo o sul do Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e áreas do Mato Grosso. As chuvas ainda chegam com bastante irregularidade, mas se confirmadas, levam certa alívio para o período prolongado de seca nessas áreas.
Até lá, no entanto, as condições continuam sendo de ar muito seco e baixa umidade relativa do ar no Brasil Central. "Nesta terça-feira feriado da Independência, as pancadas de chuva isoladas ocorrem apenas no noroeste e extremo norte do Mato Grosso. As demais áreas da Região Centro-Oeste permanecem com tempo seco", complementa a Climatempo.
A umidade relativa do ar fica abaixo de 20% no norte de Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso e no centro-sul de Goiás. No Distrito Federal, a umidade fica abaixo de 30%, nas horas mais quentes do dia. Brasília pode registrar um novo recorde de temperatura máxima.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: