Previsão do tempo: Frente fria avança e leva chuva para parte do Centro-Sul do BR
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a quinta-feira (26) será marcada por chuvas em parte do Centro-Sul do Brasil. Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a frente fria segue avançando e aumenta as áreas de instabilidade nessa região. A chuva, no entanto, não terá força para avançar para as demais áreas e o interior do Brasil permanece com tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê precipitação entre 20mm e 30mm em áreasd do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. A tendência é que o sistema avance durante o final de semana, levando chuvas de até 30mm também para o sul de São Paulo.
Consequência das altas temperaturas dos últimos dias, Olívio não descarta possibilidade de pancadas de chuvas com ventania nos próximos dias, mas destaca que a condição pode acontecer de forma muito pontual.
"Faz muito calor e há condições para pancadas de chuva a partir da tarde no centro-oeste e sul de São Paulo. A Grande São Paulo pode ter pancadas de chuva à noite. As demais áreas da Região Sudeste têm bastante sol e calor. Pode chover rapidamente no extremo norte do Espírito Santo", complementa a previsão da Climatempo.
A consultoria destaca ainda que na sexta-feira (27), o sol aparece entre muitas nuvens por todo o estado. A previsão é de chuva a qualquer hora do dia, com até forte intensidade e rajadas de vento acima dos 50 km/h na região de Campo Grande, Ponta Porã, Água Clara e Três Lagoas. A chuva permanece até o fim de semana. "São esperados volumes de chuva em torno dos 30mm por toda a metade sul do estado, e em Campo Grande, são previstos até 10mm de chuva até o domingo (29)", finaliza.
Veja o mapa com previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Últimas 24 horas
Confirmando as previsões anteriores, o maior volume de chuva foi registrado no Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas.
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet o estado gaúcho teve precipitação acima de 40mm, com destaque para o centro-oeste gaúcho que registrou os maiores volumes.
O mapa também apresenta o retorno de alguma umidade em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, porém com volumes baixos. Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Luisa Borrasca Szumouski com o vovô José Szumouski , curtindo a colheita de milho em Tupãssi-PR
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia