Alerta vermelho: Acumulados no RS podem ultrapassar os 100mm nesta quarta-feira

Publicado em 25/08/2021 09:56 e atualizado em 25/08/2021 10:47
Frente fria e sistema de baixa pressão intensificam instabilidade e umidade pode subir para áreas do Centro-Oeste Sudeste

A quarta-feira (25) será mais um dia de alerta para temporais e chuvas intensas no sul do Brasil. Segundo as previsões mais recentes, a frente fria em atuação na região desde ontem e um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e Argentina ajudam na formação de nuvens carregadas e também no avanço da umidade para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

De acordo com as previsões da Climatempo, em Santa Catarina, no centro-sul e oeste do Paraná, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite e há risco de chuva forte. Por enquanto, não há previsão de chuva para o norte e para o leste do Paraná.

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê precipitação de até 125mm no Rio Grande do Sul. Chove em todas as áreas do estado gaúcho, com destaque para a região central que deve registrar os maiores acumulados nas próximas 24 horas. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu para esta quarta-feira (25), alerta vermelho de acumulado de chuvas para o Rio Grande do Sul. "Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação oficial. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nas próximas horas: 

Fonte: Inmet

Entre esta quarta e quinta-feira (26) o sistema começa a avançar e as chuvas chegam também no Mato Grosso do Sul. Com as altas temperaturas dos últimos dias, a tendência é que a chuva chegue com intensidade. "Mas nas demais áreas do Centro-Oeste e em toda Região Sudeste do país, o predomínio ainda é de ar seco e muito quente. O sol fica forte o dia todo e não há condições para chuva", complementa a Climatempo. 

Ainda de acordo com a consultoria, parte do sistema terá força para romper algumas áreas do bloqueio atmosférico que há dias predomina pelo Brasil Central, inclusive com possibilidade de chuva no Sudeste no Brasil.

"A chuva é esperada para aliviar o calor, diminuir a secura do ar e o risco de incêndios, mas ainda não será para todos. A chuva de uma única frente fria não acaba com a seca de todo um inverno", acrescenta. 

De acordo com o Inmet, o alívio chega apenas para São Paulo no final de semana, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm no sul paulista. Há também previsão de chuva para as demais áreas do estado, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nas próximas horas: 

Fonte: Inmet

 
Trigo audaz em Nova Toledo no Paraguay, foto por Nilson Kohler


Palhada de milho safrinha em consórcio com ruziziensis na Fazenda Renascença localizada em Conceição da Aparecida-MG

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho