Dia típico do inverno: Previsão de geada para o Sul do Brasil e tempo muito seco com baixa umidade no BR Central
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (11) será marcada pelas condições típicas da estação: temperaturas mais amenas na região Sul, elevação das máximas no perído da tarde no Brasil Central, tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar em boa parte do país.
A frente fria em atuação no Sul do Brasil desde o início da semana, segue influenciando as áreas de instabilidade na faixa leste da região Sul, podendo levar alguma condição de chuva também para a área litorânea do Sudeste, mas sem força para quebrar o forte bloqueio que impede o avanço da umidade há dias no Brasil Central.
A partir do dia 13, sexta-feira, a instabilidade ganham força entre Santa Catarina e Paraná, com previsão de precipitação entre 20mm e 20mm. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
As temperaturas continuam mais baixas no Sul do país, e apesar da entrada de uma nova massa de ar frio, apenas a região da Campanha Gaúcha tem condição para geadas na próxima madrugada. "Como em Santa Catarina e no Paraná tem bastante nebulosidade, não há condição para geada nessas áreas", explica Heráclio Alves.
O Inmet emitiu, inclusive, alerta amarelo para declínio das temperaturtas nos três estados da região sul e também parte do Mato Grosso do Sul, válido até quinta-feira (12). "Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC", afirma a publicação.
Em relação ao Brasil Central, o meteorologista mantém o estado de alerta para baixa umidade. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial de alerta laranja para parte do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: