Seca no Meio-Oeste americano deve se expandir nos próximos 10 dias, diz Commodity Weather Group
A seca no Meio-Oeste americano deve se expandir nos próximos dez dias, segundo informa o Commodity Weather Group nesta quarta-feira (28). O boletim diário do instituto norte-americano de meteorologia mostra que as chuvas deverão seguir mal distribuídas nos próximos dias e que as melhoras deverão começar a aparecer somente na segunda semana de agosto.
"As chuvas estão limitaas ao extremo noroeste nesta quarta e, na quinta-feira, deverão favorecer o nordeste dos EUA. No final de semana, melhores volumes são esperados no sudoeste norte-americano, e assim cerca de 15% das áreas de soja e milho estão sob estresse hídrico", explicam os especialistas do CWG.
As temperaturas esperadas são mais amenas e são estas condições que, ainda de acordo com os meteorologistas, ajuda a limitar as condições desfavoráveis para as lavouras dos EUA.
Os mapas trazidos pelo Commodity Weather Group mostram que até o dia 11 de agosto há pontos de produção no cinturão norte-americano que deverão sofrer com chuvas abaixo da média e temperaturas acima. A imagem mostra as condições, na primeira linha, das temperaturas e, na segunda, das precipitações para os períodos de 28 de julho a 1º de agosto; 2 a 6 de agosto e 7 a 11 de agosto.
No período dos próximos 11 a 15 dias, as chuvas devem ficar abaixo da normalidade para o período, principalmente no oeste do Meio-Oeste dos EUA, em áreas importantes de soja e milho, e a melhor umidade deverá ficar limitada "a não mais do que um quarto do cinturão", diz o Commodity Weather Group. "As chuvas deste período serão insuficientes para impedir que o estresse hídrico não não se expanda para cerca de um terço do oeste do Meio-Oeste.
Para o período de 12 a 26 de agosto, os mapas atualizados seguem indicando chuvas abaixo da média para o oeste dos Estados Unidos e dentro da normalidade para as regiões mais a leste, com volumes superando a média em partes de Indiana e Ohio. As temperaturas deverão ficar dentro do normal para quase todo o Corn Belt.
PREVISÕES DO NOAA
Nas previsões mais curtas, os mapas do NOAA, o serviço oficial de clima dos EUA, as chuvas esperadas para os próximos sete dias são mais abrangentes, podendo chegar com volumes melhores, principalmentente, para o oeste do país, em estados como Dakota do Sul, Nebraska, Iowa e Minnesota.
Nos mapas para os próximos seis a dez dias, o NOAA sinaliza temperaturas acima da média apenas para as Dakotas e partes de Minnesota - como mostra a primeira imagem. No entanto,o as chuvas abaixo da média - como ilustra o segundo mapa - são previstas para estados-chave na produção americana, entre eles as Dakostas, Minnesota, Iowa, Illinois, Indiana, Ohio, Wisconsin e partes do Missouri.