3 dias seguidos com quebra de recorde de temperatura em SC

Publicado em 21/07/2021 12:06

Os últimos 3 dias (19 a 21/07) registram quebra de recorde de temperatura mínima do ar na maioria das regiões de SC, mensal e também absoluto, como mostra a Tabela 1. Na maioria dos municípios essa quebra ocorreu na terça-feira (20/07), dia mais frio do ano com amanhecer abaixo de 0°C e geada generalizada em SC. Nesta quarta-feira (21/07) ainda ocorreu quebra de recorde de julho e absoluto em Tijucas (Tabela 1), com a temperatura mínima de 0°C, o recorde anterior era 2,3°C (19/07/2017). Essa condição estava prevista e ocorreu devido a intensa massa de ar frio de origem polar que atua no Sul do Brasil.

O frio diminui nos próximos dias em SC, mas a madrugada de quinta-feira (22/07) ainda deve registrar temperatura próxima de 0°C e geada especialmente no Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, veja aviso aqui.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Tabela 1 – Temperaturas mínimas recordes registradas em SC nos dias 19, 20 e 21/07/2021. Dados sujeitos à correção posterior. Fonte: Epagri/Ciram (Elaboração: Mariana Liberato).

Fonte: Epagri - SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (1) para todo o Brasil Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (1) para todo o Brasil
Previsão de chuvas do Inmet para maio indica volumes próximos ou abaixo da média no Brasil Central Previsão de chuvas do Inmet para maio indica volumes próximos ou abaixo da média no Brasil Central
Chuvas volumosas são previstas na Bahia, enquanto Centro-Sul passa por período de estiagem
Temperaturas caem e há risco de geada no sul do país; chuvas rumam para norte e nordeste
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (28) para todo o Brasil