Previsão: Toda região Sul do Brasil tem risco de geada forte na próxima segunda-feira (19)

Publicado em 16/07/2021 10:49 e atualizado em 16/07/2021 15:06
Preocupações continuam para áreas de milho safrinha; geada também é prevista para o MS, SP e MG

Logotipo Notícias Agrícolas

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continuam indicando queda expressiva nas temperaturas em parte do país nos próximos dias. De acordo com Kleber Souza, meteorologista do Inmet, uma frente segue em atuação na região Sul do Brasil. O meteorologista alerta ainda para a entrada de uma nova massa de ar frio, com previsão de geada intensa na próxima semana. 

O sistema mantém a condição de chuva em quase todo o estado Paraná, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. Também neste período, o modelo mantém a previsão de chuva para o extremo sul do Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20mm e 30mm. Amanhã, dia 17, o modelo mantém a condição de chuvas nessas áreas, incluindo também o avanço da instabilidade para o extremo sul de São Paulo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet


Conforme o sistema avança para o oceano, uma massa de origem polar começa a derrubar as temperaturas na região sul do Brasil. De acordo com Kleber, o frio é menos intenso quando comparado com o evento climático registrado em junho, mas ainda assim vai se configurar como "friagem", derrubando as temperaturas em várias regiões do país e favorecendo o risco de geada com intensidade entre moderada e forte em algumas áreas.

"O bloqueio atmosférico é rompido apenas para a entrada do frio. Há condição de chuvas na faixa leste da região Sudeste, mas neste período do ano as chuvas não avançam e o interior do Brasil continuam com o tempo muito seco", comenta o meteorologista. 

Veja o mapa com a tendência de temperatura do ar: 

 

Fonte: Inmet

Em relação às geadas, o Inmet prevê condição para o evento climático a partir de domingo, dia 18, com intensidade entre fraca e moderada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, enquanto o sul do Paraná tem previsão apenas de geada fraca. 

A partir de segunda-feira (19), as preocupações aumentam para áreas de produção do milho safrinha. O meteorologista alerta que as temperaturas podem chegar a -5ºC em algumas áreas, e os mapas sinalizam geada com intensisade forte no sul do Paraná, Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Sul. Além disso, o ar frio avança também para o Mato Grosso do Sul e São Paulo com intensidade moderada e para o sul de Minas Gerais com intensidade fraca. 

Veja o mapa com alerta de geada na segunda-feira (19): 

 

Fonte: Inmet 


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Porto Vera Cruz recebe Estação Meteorológica do Sistema Simagro-RS Porto Vera Cruz recebe Estação Meteorológica do Sistema Simagro-RS
Próxima quinzena com previsão de chuvas para MT, MS, SP e PR, beneficiando milho de segunda safra
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (14) para todo o Brasil
Roraima e Amapá ainda recebem chuvas significativas, mas boa parte do país deve seguir sem precipitações significativas
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (12) para todo o Brasil
Após passagem das chuvas por sul e sudeste, próximos dias é de tempo firme para maior parte do Brasil