Chuvas avançam para SC e PR; massa de ar frio vem logo atrás e temperaturas podem cair mais de 10ºC no Sul
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteoologia (Inmet), dois sistemas seguem influenciando a formação de nuvens mais carregadas no Sul do Brasil. Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, explica que o sistema já avançou pelo oceano, mas em atuação junto com um sistema de baixa pressão ainda mantém condição de chuva na região, principalmente em Santa Catarina e no Paraná, onde a tendência é de volume mais expressivo nas próximas horas.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 20mm e 30mm em áreas de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná. Ainda há condição de chuva para o Rio Grande do Sul, porém com volumes mais baixos. A partir de amanhã, dia 16, as chuvas passam a ficar mais intensas e atingindo todas as regiões do Paraná, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm.
As áreas de instabilidade também se formam no extremo sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com destaque para o MS que pode ter volumes acima dos 50mm na sexta-feira (16). Em São Paulo, o sistema passa rápido e sem forças para romper a intensa massa de ar seco que impede o avanço da umidade em toda região Central do país.
Veja a previsão de precipitação para os próximos dias:
Nova massa de ar frio
Mantendo as condições típicas do inverno, logo após o sistema de chuva, uma nova massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no Sul do país. Diferente do evento climático que aconteceu na última semana de junho, o frio não deve avançar para as demais regiões do país, mas segundo Heráclio o declínio nas temperaturas mínimas será expressivo no sul do Brasil.
"A queda será bastante significativa, e os modelos indicam que deve cair mais de 10ºC, com previsão de temperatura perto de 0ºC. Para amanhã, já há previsão de geada na Campanha Gaúcha e no início da semana que vem a massa avança até o Sul do Mato Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo", explica.
Em relação a intensidade da geada, Heráclio afirma que nas regiões serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tendência é para geada moderada, alertando ainda para o risco do evento climático com intensidade entre moderada e forte na região de General Carneiro, no sul do Paraná.
O Inmet emitiu alerta amarelo para declínio nas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, válido para esta quinta-feira (15). "Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC", afirma a publicação oficial.
Veja a tendência de temperatura do ar nos próximos dias:
Colheita do milho safrinha 2121 em Cristalina-GO, Fazenda Fuzil, por Thiago Leal
Colheita do milho safrinha 2121 em Cristalina-GO, Fazenda Fuzil, por Thiago Leal
Marcos Castro em lavoura de Café. Carmo do Paranaíba-MG. @marcosocastro
Técnico Agrícola, Gustavo Zandona da Silva, em Palmeira das Missões-RS
José Antonio Dos Anjos Carvalho, estudante de agronegócio, e sua agricultura familiar em Mata de São João-BA
Cecília em Itiquira-MT, por Maurillo Larios
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia