Mais um dia de alerta: Umidade do ar pode chegar a 15% no Brasil Central nesta 4ª feira

Publicado em 07/07/2021 10:48
Intensa massa de ar seco segue com força total e modelos mantêm retorno da chuva só para depois do dia 15

Logotipo Notícias Agrícolas

A quarta-feira (7) será mais um dia marcado por tempo seco e baixa umidade relativa do ar em boa parte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mais uma vez emite alerta laranja para o Brasil Central, onde os estados podem registrar umidade relativa do ar abaixo dos 15% nas próximas horas. 

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, os níveis mais baixos de umidade são esperados para o centro-norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, áreas de Goiás e também no Triângulo Mineiro, com previsão de umidade entre 15% e 20% nas horas mais quentes do dia. 

Já as previsões da Climatempo alerta para ar muito seco, com umidade do ar entre 21% e 30%  no centro, oeste e norte de SP,no oeste da BA, centro-sul do Piauí, sul do Maranhão, no Tocantins e sul de Rondônia. 

Veja o mapa de umidade relativa do ar prevista para as próximas horas: 


Fonte: Inmet 

Já para a região Sul do Brasil, as previsões mantêm as temperaturas mais baixas nas primeiras horas da manhã, com previsão de geadas para áreas de serra entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com intensidade fraca.

A Climatempo destaca que há condição para chuva no no leste do Nordeste, há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora no litoral e no nordeste da BA, em SE, AL, no litoral, Zona da Mata e Agreste de PE, da PB e do RN, mas o sol aparece nestas regiões. A chuva é mais frequente na região litorânea entre Salvador e Maceió.

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 


Fonte: Inmet 

A atualização do modelo de previsão estendida para todo Brasil, segue indicando o retorno da umidade para o Sul do Brasil na segunda quinzena do mês. 

Entre os dias 15 e 23 de julho, a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê chuvas de até 125mm em algumas áreas da região Sul do Brasil, os maiores volumes, se confirmados, devem atingir áreas dos três estados. O modelo mostra ainda a chance do avanço da chuva para áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão estendida: 


Fonte: NOAA 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NOAA: La Niña está estabelecido e deve persistir até o trimestre entre fevereiro e abril NOAA: La Niña está estabelecido e deve persistir até o trimestre entre fevereiro e abril
Condições de La Niña estão presentes e podem persistir até fevereiro-abril
Previsão do Inmet mostra permanência do tempo seco sobre o Sul do Brasil nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (9) para todo o Brasil
Terremoto de magnitude 5,5 atinge a China perto da nascente do Rio Amarelo
Duas realidades climáticas para o Brasil: Muita chuva no nordeste e veranico no Sul