Previsão do tempo: Terça-feira com alerta para chuvas intensas no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 08/06/2021 10:40 e atualizado em 08/06/2021 11:25
Inmet alerta pra risco de granizo e tempestade em toda área nas próximas 24 horas

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a terça-feira (8) será marcada por chuvas intensas no Centro-Sul do Brasil. Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, alerta para tempestade e risco de granizo em quase toda área. As áreas de instabilidade continuam atuando com força nos três estados da região Sul do Brasil, com precipitação prevista entre 20mm e 50mm em toda área.

"Alerta especial para Santa Catarina: durante esta terça-feira, 8 de junho, a chuva poderá cair forte e volumosa em áreas do litoral de Santa Catarina e do Vale do Itajaí. A chuva pode causar transtornos como alagamentos e enchentes", complementa a Climatempo. A consultoria alerta também para temporais no Paraná, no interior de Santa Catarina e nas regiões centro, norte e leste do Rio Grande do Sul. 

O modelo Cosmo, do Inmet, prevê chuvas entre 20mm e 30mm no centro-sul do Mato Grosso do Sul e no sul de São Paulo nas próximas 24 horas. De acordo com Olívio, os modelos mostram o avanço do sistema também para o Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais nos próximos dias, porém com volumes mais baixos. 

"Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e de vento forte, no centro-leste de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, no oeste, sul e leste de São Paulo e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro. As capitais São Paulo e Rio de Janeiro podem ter chuva moderada a forte nesta terça-feira", complementa a previsão da Climatempo. 

A maioria das áreas do Rio de Janeiro, o Sul de Minas, a Zona da Mata mineira, e a maioria das áreas do estado de São Paulo terá períodos com sol ao longo do dia e pancadas de chuva com raios à tarde à noite. Já na região Central do Brasil uma massa de ar seco segue impedindo o retorno da chuva em toda área, favorecendo o declínio da umidade relativa do ar que deve ficar abaixo de 30% em toda área. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:


Fonte: Inmet

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta terça-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também indica chance de chuvas para o Centro-Sul do Brasil nos próximos dias. 

No período entre 8 e 16 de junho, o mapa prevê chuvas entre 40mm e 60mm no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e áreas do Paraná. Também mantém a condição de umidade para o Mato Grosso do Sul e chuvas pontuais entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

A partir do dia 16 o modelo prevê a chegada de uma nova frente fria, que deve favorecer a formação de nuvens no Sul do Brasil, com destaque para o Paraná que deve registrar os maiores volumes - com até 90mm. O modelo indica ainda a condição de umidade e novas chances de chuvas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 


Fonte: NOAA 
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (24) para todo o Brasil.
Tempo seco se intensifica sobre o Brasil Central, que deve encerrar julho sem novas chuvas