Previsão do tempo: Massa de ar seco ganha intensidade e coloca estados em estado de alerta para baixa umidade

Publicado em 02/06/2021 10:52 e atualizado em 02/06/2021 13:37
Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia podem ter umidade abaixo de 30% nesta quarta-feira (2)

Há 20 dias da chegada do inverno, as previsões para essa quarta-feira (2) continuam sendo de tempo seco para a maior parte do país. De acordo com a Climatempo, a massa de ar seco deve ganhar força nos próximos dias, sistema que inibe a formação de nuvens principalmente no Brasil Central. 

Como consequência do ar extramamente seco, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de umidade relativa do ar abaixo do ideal em áreas do Mato Grosso, norte de Goiás, sul do Maranhão e Piauí e oeste da Bahia válido para esta quarta-feira. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma o comunicado oficial. 

Veja o mapa de alerta emitido pelo Inmet: 


Fonte: Inmet 


"Nesta quarta-feira, praticamente todo o Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Tocantins, Rondônia, Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, áreas de agreste e sertão da Paraíba e de Pernambuco vão ter mais horas de sol. Com o aquecimento do ar a temperatura sobe, principalmente no período da tarde", complementa a Climatempo. 

Na região Sul do Brasil  a tendência é que as condições do tempo mudem apenas no fim de semana, segundo o modelo Cosmo. O mapa prevê a entrada de uma nova frente pelo Rio Grande do Sul, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm em todo o Estado. O modelo mostra ainda a tendência de avanço da umidade para Santa Catarina e Paraná, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta quarta pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém a previsão de chuvas na região Sul do Brasil.

No período entre 2 e 10 de junho, o modelo indica precipitação entre 50mm e 70mm entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e áreas do Paraná. Para o Brasil Central, o NOAA mantém a tendência de tempo seco no período. 

Entre 10 e 18 de junho, o mapa mostra um corte nas chuvas na região Sul e sinaliza o retorno da umidade para o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de Minas Gerais, com previsão de precipitação entre 40mm e 50mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 


Fonte: NOAA 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (24) para todo o Brasil.
Tempo seco se intensifica sobre o Brasil Central, que deve encerrar julho sem novas chuvas