Junho começa com forte massa de ar seco em todo o Brasil; chuvas devem chegar no Sul no final de semana

Publicado em 01/06/2021 10:29 e atualizado em 01/06/2021 11:20
Brasil Central fica em alerta para baixa umidade relativa do ar nesta 3ª feira

O mês de junho começa com uma forte massa de ar seco atuando em quase todo o Brasil. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas a região do Amazonas tem condição para chuvas nas próximas 24 horas e o Brasil Central fica em alerta para baixa umidade do ar, entre 20% e 30%, condição característica da estação. Vale lembrar que o inverno começa no dia 21 de junho, às 00h30 pelo horário de Brasília.

Com a aproximação do inverno, a tendência é que as massas de ar seco sejam mais frequentes e mais intensas, impedindo a formação de nuvens em quase todo o país, sobretudo na região central do Brasil. A tendência é que as noites sejam mais frias e que as temperaturas tenham leve elevação durante o dia em toda área. 

De acordo com a Climatempo, faixas  de nuvens altas são observadas sobre a região Centro-Oeste, mas esse tipo de nebulosidade não é de chuva."Pancadas de chuva com raios ainda podem acontecer à tarde e em parte da noite sobre o Sul de Minas, na região da Grande Belo Horizonte, no Vale do Rio Doce e sobre o Espírito Santo", complementa a consultoria.

Após a passagem da chuva, que levou certo alívio para os produtores do Sul do Brasil, o sol predomina também na região. Segundo o Inmet, as temperaturas também sobem nos três estados, diminuindo o risco de geadas na próxima madrugada. 

O modelo Cosmo, do Inmet, sinaliza que no final de semana as condições do tempo devem mudar no Sul do Brasil, com a chegada de uma nova frente. Segundo o mapa, no domingo (6), há previsão de precipitação entre 20mm e 30mm no sul do Rio Grande do Sul, com tendência de avanço para todo o estado e destaque para o oeste gaúcho que pode ter acumulado acima de 60mm. 

A previsão mostra a evolução do sistema para  Santa Catarina e sul do Paraná no início da próxima semana, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm.  O sistema, diferente da última frente fria, não deve ter força para subir na região Sudeste, se deslocando rapidamente para o oceano. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 


Fonte: Inmet 


 

Previsão estendida 

Segundo a atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta terça-feira (1º) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), os próximos sete dias serão marcados por chuvas nos três estados da região Sul do Brasil.

No período entre 1 e 9 de junho, o NOAA prevê chuvas entre 40mm e 60mm na região. O modelo mostra ainda áreas de instabilidade no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, porém com volumes baixos. 

A partir do dia 9 o modelo reduz a chance de precipitação em toda a região Sul do Brasil, mas aumenta as condições em parte do Sudeste. O NOAA prevê chuvas entre 35mm e 50mm em Minas Gerais e no Espírito Santo, além de mostrar o retorno da umidade no Nordeste do Brasil. 

Veja o mapa de previsão estendida em todo Brasil:


Fonte: NOAA 


Colheita do soja e milho desse ano em Assis Chateaubriand (PR) - Jéssica Schmidt


Ismael Andrade, Eng. Agrônomo Consultor Técnico e Comercial na região do Alto Paranaíba (MG) @ismael.andrade.agro


Chuchu Gigante, de quase 2 kg, colhido em Itaiópolis (SC) - Paulo Marcelo Adamek

Colheita do soja e milho desse ano em Assis Chateaubriand (PR) - Jéssica Schmidt

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (24) para todo o Brasil.
Tempo seco se intensifica sobre o Brasil Central, que deve encerrar julho sem novas chuvas