Clima nos EUA: Frio deve voltar nos próximos dias; verão pode ter chuvas irregulares
O Commodity Weather Group, instituto norte-americano de meteorologia, trouxe suas previsões atualizadas para o verão norte-americano e, de acordo com os possíveis cenários descritos em seu reporte, o mais provável apontam para chuvas dentro da normalidade na maior parte das regiões produtoras, com alguns pontos de volume abaixo da média e temperaturas ligeiramente acima do normal para esta época.
"A tendência é de condições de tempo ligeiramente mais seco para as regiões produtoras de milho mais a oeste do Meio-Oeste americano e para a soja, o que poderia representar riscos de algum quadro de estresse e/ou perdas. No entanto, uma mudança mais suave poderia limitar a gravidade", explicam os especialistas do CWG.
As imagens abaixo mostram as condições para junho, julho, agosto e setembro, na primeira linha para as chuvas e na segunda, para as temperaturas.
JUNHO
Para junho, as previsões do Commodity Weather Group sinalizam chuvas abaixo da média na maior parte das regiões produtoras do Corn Belt e temperaturas também acima do normal, principalmente para os estados mais a oeste dos EUA.
JULHO
Em julho, como mostra a imagem abaixo, as poucas chuvas deverão ser mais limitadas, com boa parte da região registrando precipitações dentro da normalidade, bem como acontece com as temperaturas.
AGOSTO
Em agosto, o tempo deve, mais uma vez, se mostrar mais seco e com precipitações abaixo da média para estados importantes como Iowa, Minnesota, partes de Illinois, as Dakotas. As temperaturas tendem a ficar dentro da média em boa parte do Corn Belt.
Mapas - Commodity Weather Group
CURTO E MÉDIO PRAZOS
O Drought Monitor (Monitor da Seca) atualizado nesta quinta-feira (29) que extensas áreas dos estados de Iowa, Wisconsin, Illinois, Indiana e Ohio estão sofrendo com uma "seca anormal" e a maior parte de Michigan passa seca moderada devido às chuvas limitadas que chegaram durante este período da primavera nos EUA.
Fonte: Drought Monitor
E para os próximos dias, os mapas do NOAA, o serviço oficial de clima dos Estados Unidos, mostra que as temperaturas começam a se elevar. "As temperaturas mais quentes por todo o país deverá auxiliar os solos a melhorarem suas condições, principalmente nas áreas onde houve muita chuva, e ajudar no processo de germinação nos campos recém plantados", explicam os analistas do portal norte-americano Farm Futures.
Para os próximos dias, algum alívio para a seca deverá ser observado. "Até o dia 3 de maio, outro sistema do Pacífico entrará no país. Prevê-se que esses sistemas climáticos espalhem cerca de 25,6 mm ou mais de precipitação nas planícies do sul, no vale do baixo a médio Mississippi, nos vales do Tennessee e Ohio, no sul dos Grandes Lagos e no nordeste. Volumes de 76,8 mm ou mais do Texas ao Arkansas e ao longo do rio Ohio", informaram os responsáveis pelo Drought Monitor.
O mapa abaixo mostra as chuvas esperadas para as próximas 72 horas nos Estados Unidos - entre 1 e 4 de maio - com os mairos volumes sendo esperados para o Texas, Louisiana e Arkansas.
"O cenário climático para as áreas de soja e milho nos Estados Unidos segue estável. Sabemos de problemas no lado oeste dos EUA, porém preocupações que recaem sobre as área de trigo de inverno, algodão e pastagens", explica Matheus Pereira, diretor da Pátria Agronegócios. "Hoje, acreditamos que o plantio de soja e milho segue acelerado, devendo trazer surpresas no relatório de segunda-feira", complementa.
Na previsão para cinco dias - de 1 a 6 de maio - as condições são semelhantes, com as chuvas podendo subir um pouco mais e chegar a partes do Tenessee e do Kentucky.
Fonte: NOAA
Os mapas atualizados do NOAA, o serviço oficial de clima dos EUA, mostram que de 5 a 9 de maio partes mais a nordeste e leste deverão voltar a registrar temperaturas abaixo da média, em estados como Illinois, Iowa, Indiana, Missouri, Wisconsin, Ohio e Minnesotta.
Do mesmo modo, as chuvas mais a oeste deverão se mostrar abaixo da média, como mostra a imagem abaixo, e dentro da normalidade nas áreas marcadas em marrom e cinza, também entre os dias 5 e 9 de maio.
Fonte: NOAA