Inmet emite alerta amarelo para tempestade em toda região Sul do Brasil

Publicado em 15/04/2021 10:52 e atualizado em 15/04/2021 13:52
Passagem de frente fria vai aumentar áreas de instabilidade nos três estados

A quinta-feira (15) será marcada por chuvas nos dois extremos do Brasil, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Sul do Brasil, a passagem de uma frente fria vai aumentar as áreas de instabilidando, favorecendo a formação de temporais nos três estados. Já na região norte, os maiores volumes de chuva são previstos para o Maranhão. 

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, os modelos mostram condição de tempestade em todo o Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná nas próximas 24 horas. O Inmet emitiu alerta amarelo para os três estados, válido até as 12h da sexta-feira (16). "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destacou a publicação oficial. 

Veja no mapa as áreas com aviso amarelo: 


Fonte: Inmet 

O modelo Cosmo, também do Inmet,indica que a frente deve avançar para as demais áreas do Paraná nos próximos dias, aumentando as precipitações no sul e leste do estado a partir de domingo, dia 18. As chuvas devem chegar também no extremo sul de São Paulo, porém com volumes mais baixos. 

As demais áreas do Brasil Central devem continuar com tempo estável. De acordo com o meteorologista, apenas as regiões norte e oeste do Mato Grosso podem registrar chuvas nas próximas 24 horas. No Centro-Norte do Brasil, seguem previstas chuvas expressivas apenas para o centro-leste do Maranhão, com precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. 

Leia Mais:

+ Safrinha de milho terá chuvas? Veja a previsão detalhada de 3 institutos para os próximos dias


Já de acordo com a Climatempo, o Nordeste do Brasil deve ter chuvas fortes nos próximos dias. "Uma frente fria se afasta do litoral da Bahia, mas com a passagem deste sistema, os ventos marítimos ganharam força na costa leste do Nordeste fazendo com que mais umidade se espalhe pela região", destacou a previsão. 

A consultoria destaca ainda que a previsão é de bastante nebulosidade e pancadas de chuva frequentes no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e também nos estados de Sergipe e Alagoas. Pelo interior do Nordeste, várias dessas pancadas podem ocorrer com raios e eventualmente com ventos fortes. Há risco de chuva moderada a forte nesta quinta e também na sexta-feira nas capitais São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 


Colheita de soja no município Tibagi (PR) - Nilson Sovaszen Ribeiro


Lavoura de feijão em São Martinho (RS) - Agrop. Feltes Luciano Feltes


Retornando para sede com “Jeriquinho” apelido carinhoso do trator de aplicações, depois de uma aplicação de fungicida no soja safrinha na Fazenda Estrela do Sul em Cujubim (RO) - Guilherme Nickhorn


Samuel Elias Beier no carregamento de milho na Fazenda Moringa no oeste da Bahia

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined