Modelo do NOAA prevê retorno das chuvas no Sul, mas ainda fracas e muito irregulares

Publicado em 12/04/2021 10:04 e atualizado em 12/04/2021 11:02
Entre os dias 12 e 20 de abril, apesar de mudança no padrão, prevalece o cenário de estiagem para a maior parte das regiões Sul, além da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e partes de Goiás

​Os próximos dias de abril seguirão marcados pelo cenário de estiagem sobre a maior parte das áreas do Sul, além da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e partes de Goiás, segundo o modelo de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês).

Na região Sul, onde anteriormente a previsão era de volumes praticamente zerados nos próximos dias, há possibilidade de retorno das precipitações entre 12 e 20 de abril, porém elas ainda serão muito fracas, não passam dos 50 milímetros em oito dias, e irregulares.

"A frente fria passa rápido e causa chuvas mais significativas no Rio Grande do Sul", afirma Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As instabilidades na região ganham força a partir do final da semana com uma frente fria.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:


Fonte: NOAA

"Praticamente, persiste a estiagem entre Bahia, Minas, São Paulo e parte Leste de Goiás", pontua Diniz. Mais à frente, há previsão de melhora nos volumes de chuva nessas áreas.

Entre os dias 20 e 28 de abril, as chuvas devem ser mais abrangentes e volumosas sobre os estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e partes de Goiás. Ainda assim, seguirá a condição de irregularidade para os estados do país.

Na região Sul, depois das instabilidades no período anterior, o tempo volta a ficar firme e os volumes não ultrapassam os 20 mm na maior parte da região. No Paraná, principalmente, produtores de milho safrinha se preocupam com a falta de chuvas.

Veja o mapa com a previsão de chuva acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada do Inmet dos próximos sete dias confirma essa condição de tempo firme para áreas do Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e até partes da região Sul, com uma mancha com volumes de chuva praticamente zerados.

Veja o mapa com a previsão de chuva nas próximas 72 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Avisos do Inmet nesta segunda-feira

A semana começa com avisos sobre áreas nas extremidades do país. Tem perigo apontado pelo Inmet com chuvas intensas em pontos de AL, AM e RR, além de uma pequena faixa na PB e PE. Também tem aviso de chuvas com perigo potencial para áreas do AC, AL, AP, CE, MA, MT, PA, PB, PE, PI, RN, RO e SE.

No Sul, tem avisos nos três estados de tempestade, ventos costeiros e declínio de temperatura.

Veja o mapa de alertas em todo o Brasil nas próximas 24 horas:


Fonte: Inmet


Colheita de soja em São Pedro do Turvo (SP) - Eng. agrônoma Rozileide Morguete Asman​

 


Colheita de Soja safra 2020-2021 na Fazenda Jaraguá, município de Campo Grande (MS) - Marcio Duch​


Milho pronto para colheita em Tibagi (PR) - Nilson Sovaszen Ribeiro​

Milho Safrinha em Entre Rios do Oste (PR) - Ari Backes

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined