Dois sistemas favorecem formação de nuvens carregadas no Mato Grosso do Sul; chuvas persistem no Sul do BR

Publicado em 17/03/2021 10:26 e atualizado em 17/03/2021 11:43
Frente avança nesta quarta-feira e aumenta áreas de instabilidade no Sudeste

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria que estava prevista para entrar no Brasil, já está em atuação e deve avançar para Santa Catarina e Paraná nas próximas horas. O sistema já provocou chuvas no oeste do Rio Grande do Sul, mas agora se afasta da região e avança para as demais áreas do estado. Com o avanço da frente, a tendência é que a circulação dos ventos favoreça a formação de nuvens mais carregadas em São Paulo e principalmente no Mato Grosso do Sul. 

Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, explica que durante a quarta-feira (17), a frente vai avançar, aumentando a chance de chuvas no nordeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 20mm e 40mm no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e chuvas de volumes mais baixos para o Paraná. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nas próximas 24 horas:

Com o avanço do sistema, a tendência é que as temperaturas aumentem no Sudeste e Centro-Oeste nesta quarta-feira (17), contribuindo para a formação de nuvens carregadas em áreas de São Paulo e Minas Gerais, que devem acontecer com as características típicas de verão, no final do dia e com chance de quedas pontuais de granizo. 

Já no Mato Grosso do Sul, além do avanço da frente fria, um sistema de baixa pressão atmosférica - já em atuação entre o Brasil e o Paraguai, vai favorecer chuvas ainda mais intensas no estado. Segundo o Cosmo, o sul do Mato Grosso do Sul deve receber os maiores volumes, com chuvas entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. A tendência é que as áreas de instabilidade se intensifiquem na quinta-feira (18), levando chuvas para todo o estado e com precipitações ainda mais expressivas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24h no MS: 

Ainda no Centro-Oeste, o Inmet prevê mais chuvas para o Mato Grosso nesta quarta-feira. Segundo o Cosmo, os maiores volumes são esperados para o noroeste do estado, com precipitação entre 20mm e 30mm. As demais áreas devem registrar chuvas pontuais e com volumes mais baixos.  Também são previstas precipitações entre 20mm e 30mm no Matopiba. O norte do Tocantins, Maranhão e extremo oeste do Piauí devem registrar as chuvas mais expressivas. Oeste da Bahia permanece com tempo seco.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

Previsão estendida 

De acordo com a atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (17) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), a tendência é da permanência da umidade no Centro-Oeste e Matopiba nos próximos sete dias. Assim como o Cosmo, o modelo norte-americano também sinaliza para chuvas na parte Sul do Brasil. 

No período entre os dias 17 e 25 de março, o Centro-Oeste deve receber chuvas de até 100mm, sendo os maiores volumes esperados para o Mato Grosso. As mesmas condições são previstas para o Maranhão e norte do Tocantins. 

Já na região Sul do Brasil, o NOAA mostra chuvas de até 60mm no Rio Grande do Sul e chuvas entre 60mm e 90mm no leste de Santa Catarina e Paraná no período. 

A partir do dia 25 de março, a tendência é de uma mudança no cenário. O NOAA corta a condição de chuvas em parte do Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso do Sul e Goiás. Os volumes também caem no Sudeste do Brasil. 

Para o Sul do Brasil, o NOAA mantém a condição de chuvas, aumentando os volumes no Rio Grande do Sul, com precipitação entre 70mm e 90mm. As mesmas condições são previstas para Santa Catarina e Paraná. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 


Fonte: NOAA 


Orgulho brasileiro, lavoura de soja em Presidente Olégario (MG) - Vinícius Gonçalves


Vinícius Gonçalves na lavoura de soja em Presidente Olégario (MG)


Colheita da soja na propriedade do Humberto Totti Netto em Cruzália (SP) - Anderson Rodrigo Totti


Plantação de soja a todo vapor na Serra da Ibiapaba (CE) - Leandro Dal Molin

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (24) para todo o Brasil.