Previsão do Inmet indica terça-feira com maiores volumes de chuva no Sudeste e Matopiba

Publicado em 09/03/2021 10:07 e atualizado em 09/03/2021 11:04
Sistema de baixa pressão na região Sul vai favorecer formação de nuvens na faixa leste dos três estados

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a terça-feira (9) tem chance de chuvas para boa parte do país. Assim como já era previsto, os maiores volumes continuam previstos para a região central do Brasil.

"A circulação de ventos sobre o Brasil está forçando a concentração de ar úmido sobre a Região Norte,  Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e também sobre Minas Gerais, Rio De Janeiro e o Espírito Santo. Muitas nuvens carregadas crescem nestas regiões e provocam chuva", complementa a Climatempo. 

Em relação aos volumes, nas próximas 24 horas, os maiores volumes são esperados para o leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com precipitaçaõ entre 20mm e 40mm no período. Também há condição para chuva em São Paulo, porém com volumes mais baixos. "Alerta para temporais sobre a Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata mineira, no Vale do Rio Doce, no Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo", acrescenta a previsão da Climatempo. 

Também volta a chover de forma mais expressiva no Matopiba. Segundo o Inmet, no Tocantins e no oeste da Bahia a tendência é de precipitação entre 20mm e 40mm. O modelo mostra ainda condiçãod e chuvas para o Maranhão e Piauí, mas com volumes mais baixos quando comparados com os demais estados e com as chuvas da última semana. 

Para o Centro-Oeste, o modelo Cosmo mantém a umidade em todo Mato Grosso e em Goiás, com chance de chuvas mais expressivas de forma pontual pela região. No Mato Grosso do Sul, a maior parte do estado se mantém com tempo estável nesta terça-feira. 

Já para a parte mais baixa do sul, novas áreas de instabilidade crescem no Sul, devido a intensificação de um sistema chamado área de baixa pressão atmosférica, em atuação próxima a faixa leste da região Sul e que vai favorecer a formação de nuvens carregadas e o extremo leste dos três estados têm previsão de precipitação entre 20mm e 30mm para as próximas 24 horas. 

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, há possibilidade de queda de granizo em pontos isoladas no Paraná e no nordeste de Santa Catarina. Com o avanço do sistema, também há previsão de granizo para o sudeste de São Paulo durante a madrugada. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

Últimas 24 horas 

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nas últimas 24 horas, os maiores volumes de chuvas foram registrados no Sudeste do Brasil. 

Áreas das regiões sul, leste e central de Minas Gerais registraram chuvas entre 20mm e 30mm. No centro-sul do Espírito Santo os volumes foram mais expressivos e os acumulados chegaram a 40mm. Também choveu no leste de São Paulo, com acumulado entre 20mm e 25mm. 

No Centro-Oeste, as chuvas aconteceram de forma isolada e com maior abrangência apenas no Mato Grosso, com precipitação entre 15mm e 20mm. 

As demais áreas do país registraram chuvas de baixo volume e de forma pontual. Confira o mapa abaixo: 


Fonte: Inmet 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho
Beryl abre caminho para "temporada de furacões muito perigosa", diz Organização Meteorológica Mundial