Inmet: Chuvas no Matopiba continuam intensas e Piauí pode ter volumes acima de 100mm nesta terça
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta terça-feira (16) é de muita chuva no centro-norte do Brasil, com destaque para áreas produtoras no Matopiba que devem receber chuvas intensas nas próximas 24 horas. Segundo Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, as chuvas chegam com intensidade devido ao sistema que estava em atuação no Brasil Central, e agora avançou com intensidade para a região.
Durante as próximas 24 horas toda área do Matopiba tem previsão de chuvas intensas. Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet indica acumulados entre 20mm e 40mm para o Maranhão, com destaque para o centro-norte do estado que pode receber chuvas pontuais de até 60mm.
Também chama atenção para chuvas intensas em todo o estado do Piauí, sobretudo na região leste do estado onde os acumulados podem ultrapassar os 100mm. As demais áreas do estado têm previsão de chuvas entre 30mm e 40mm.
Ainda no Matopiba, Tocantins tem previsão de chuvas também entre 20mm e 40 mm, enquanto na Bahia os maiores acumulados são previstos nas regiões centro e oeste do estado, com volumes entre 20mm e 50mm. A tendência, segundo o Inmet, é que toda área e o Nordeste continuem com chuvas volumosas nos próximos dias.
Veja o mapa de previsão de precipitação no Matopiba nas próximas 24 horas:
Modelo Cosmo do Inmet destaca chuvas intensas no Matopibas nas próximas 24 horas
Fonte: Inmet
O sistema climático em questão avançou, mas o Centro-Oeste ainda tem chances de chuvas volumosas, sobretudo no Mato Grosso onde os volumes devem permanecer intensos nesta terça-feira. O Cosmo mantém a projeção de precipitação entre 20mm e 30mm no centro e leste do Mato Grosso. Em Goiás, os maiores volumes são observados no centro-norte do estado, com até 30mm.
O modelo também indica chuvas para o centro-norte do Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. De acordo com Francisco, nessa área as chuvas acontecem devido ao aquecimento diurno que favorece a formação de nuvens carregadas. "Esse aquecimento aumenta muito as áreas de instabilidade e as chuvas devem acontecer em forma de pancadas", acrescenta o especialista.
Para as demais áreas do Brasil, apenas o leste de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo têm previsão de chuvas mais expressivas. As duas áreas podem ter acumulados entre 20mm e 40mm, segundo o modelo Cosmo.
A previsão da Climatempo alerta para chuvas de moderada a forte em várias áreas do país, incluindo a região sul. "Alerta para chuvas moderadas a forte, com raios e rajadas de ventos fortes no sul de Santa Catarina, na Grande Porto Alegre, no litoral norte gaúcho e na serra gaúcha e catarinense", afirma a previsão.
No Sudeste, a consultoria alerta para temporais no noroeste de Minas, no Vale do Rio Doce e no Norte/Noroeste do Rio Janeiro. Mas o Jequitinhonha, as outras regiões fluminenses, o Sul de Minas e o Triângulo podem ter chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento."Alerta para temporais no Acre, no sul do Amazonas e em Rondônia e também no sul e leste do Tocantins e no nordeste do Pará. Risco de chuva moderada a forte e raios nas outras áreas do Norte, exceto em Roraima", complementa.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet