Frio raro deixa mais de 2 milhões de texanos sem energia

Publicado em 15/02/2021 15:34 e atualizado em 15/02/2021 17:51

SÃO PAULO (Reuters) - Um congelamento severo e raro que aumentou a demanda de energia no Texas obrigou a distribuidora do Estado norte-americano a impor blecautes rotativos que deixaram mais de 2 milhões de clientes sem eletricidade nesta segunda-feira.

O site PowerOutage.us, um projeto em andamento para o monitoramento de blecautes, disse que 2.703.967 texanos sofreram com a falta de energia a partir das 22h49.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou uma emergência nesta segunda-feira e liberou assistência federal ao Texas, onde as temperaturas caíram de 6 para 22 graus Celsius negativos.

O Aeroporto Intercontinental George Bush de Houston disse em um comunicado que seu campo aéreo ficaria fechado até as 13h, e o Aeroporto Hobby da cidade cessaria as operações ao menos até a terça-feira por causa do clima inclemente.

Além do Texas, grande parte do país, do noroeste do Pacífico às Grandes Planícies e os Estados do meio do Atlântico, ficou sujeito a um clima congelante durante os três dias do final de semana e do feriado do Dia dos Presidentes.

O Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot) procurou cortar o uso de energia em reação a um recorde invernal.

(Por Aishwarya Nair e Diptendu Lahiri em Bangalore)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho