Climatempo: Segunda-feira típica de verão com ar abafado e alto risco de temporal em boa parte do país
De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, a semana será marcada por condições típicas de verão em quase todo Brasil. "O ar continua bastante abafado e é alto o risco para temporal, principalmente entre a tarde e a noite", explica a previsão. Ainda de acordo com a consultoria, nuvens carregadas na Argentina devem avançar para o Rio Grande do Sul ainda nesta segunda-feira (11), trazendo uma nova frente fria para o estado.
"Em grande parte do Brasil, a previsão é de nebulosidade variável, intercalando com períodos de sol forte e pancadas de chuva no decorrer do dia, mas principalmente entre a tarde e a noite", complementa.
Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sinaliza que apesar da umidade presente em boa parte do país, os maiores volumes são esperados para o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e também em Minas Gerais. Para todas essas áreas devem receber volumes entre 20 e 30 mm nas próximas 24 horas.
A Climatempo destaca ainda que o dia terá muitas nuvens com chuva a qualquer hora do dia no oeste da Bahia, noroeste de Minas Gerais, centro-norte de Goiás e DF, e no sul do Tocantins e do Piauí, além do norte do Amapá e norte do Amazonas.
"A aproximação de uma nova frente fria, intensifica ventos de norte que contribuem para temperaturas elevadas no centro-sul do país. Esta frente provoca pancadas de chuva com temporais a partir da tarde na faixa sul do Rio Grande do Sul", volta a destacar. O novo sistema deixa em alerta para temporais a faixa sul do Rio Grande do Sul já nesta tarde, com chances de rajadas de vento e chuva moderada a forte.
"Toda a faixa entre o leste de São Paulo e nordeste de SP, sul do RJ, sul e oeste de Minas Gerais, Goiás, oeste da Bahia, Tocantins, sul do Piauí e do Maranhão, sul do Pará, Amazonas e Acre e também Amapá e costa norte do Pará ficam em alerta para o risco de temporais", finaliza.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
O modelo de previsão estendida, divulgado nesta segunda pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), indica uma semana de chuvas abrangentes em quase todo o país. Segundo o NOAA, apenas algumas áreas do Nordeste devem permanecer com tempo estável.
Para o período entre 11 e 19 de janeiro, Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba podem registrar acumulados de até 125 mm. Já no Rio Grande do Sul, o GFS prevê acumulado entre 60 e 80 mm no período.
Entre os dias 19 e 27 de janeiro, o NOAA mantém previsão de chuvas em boa parte do país, mas mostra uma diminuição nos volumes, sobretudo no Nordeste. Já o Centro-Oeste, Sudeste, Matopiba e Sul devem receber chuvas de até 100. No Matopiba, entretanto, no oeste da Bahia os volumes de chuvas não devem ultrapassar os 30 mm.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
Fonte: NOAA