Inmet: Avanço das chuvas deixa toda a região Sul do Brasil em estado de alerta nesta terça-feira
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que chuvas mais expressivas devem chegar de forma efetiva na região sul do Brasil nas próximas 24 horaas. Os modelos mostram ainda que as áreas de instabilidade seguem em atuação em boa parte da região Central do país nesta terça-feira (5).
Conforme já indicavam as previsões nas últimas 24 horas, um sistema em atuação em países vizinhos avançam para o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza para precipitação entre 30 e 40 mm para o oeste gaúcho.
A previsão de tempestade deixa toda a região sul do Brasil em estado de alerta, segundo o Inmet. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma o comunicado oficial.
Também são previstas chuvas para as demais áreas do estado. A tendência também é de aumento nas áreas de instabilidade em Santa Catarina e no Paraná.Os modelos mostram ainda que a chuva deve passar rápido pelo Rio Grande do Sul, aumentando assim as chances de precipitação mais expressivas em Santa Catarina e no Paraná nos próximos dias, com acumulados podendo chegar a 40 mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação na região Sul do país nas próximas 24 horas:
Fonte: Inmet
Já para as demais regiões do país, a Climatempo destaca a previsão de chuva forte em várias regiões. "O ar quente e úmido se espalhou ainda mais sobre o Brasil neste início de semana. "As áreas de instabilidade, com as nuvens carregadas de chuva, já haviam se formado sobre o Norte, o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do país e agora se espalham também sobre a egião Sul", complementa.
Ainda de acordo com a consultoria, há alerta de temporais no centro-sul do Mato Grosso, centro-sul de Goiás, em todo Mato Grosso do Sulno interior de São Paulo, na grande Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, na Zona da Mata mineira e no Vale do Rio Doce. Também ficam em alerta para temporais a região Serrana do estado do Rio De Janeiro e o Noroeste Fluminense.
Já na região do Matopiba, a Climatempo prevê pancadas de chuvas no Piauí e no Maranhão. "As pancadas de chuva acontecem especialmente à tarde e à noite, acompanhadas de raios e algumas vezes com fortes rajadas de vento. Também há previsão de períodos com sol, mas em geral junto de muita nebulosidade", afirma a previsão.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo Brasil:
Fonte: Inmet
Últimas 24 horas
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores acumulados foram registrados em Minas Gerais e Goiás nas últimas 24 horas.
Os mapas mostram acumulados entre 20 e 30 em Minas Gerais. Ainda no Sudeste, também choveu no Rio de Janeiro e Espírito Santo, com acumulado entre 20 e 25 mm.
Na região central de Goiás as chuvas foram mais expressivas com acumulados de 40 mm. As demais áreas do estado registraram volumes entre 20 e 25 mm.
Também choveu no centro-norte do Tocantins, com acumulado entre 15 e 20 mm. As chuvas foram irregulares no Mato Grosso e chuvas pontuais, entre 15 e 20 mmm, foram registradas no estado.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Sítio em Bataguassu/MS Foto:Lidiane Moya Vasconcelos
Safra soja 2020/2021 em Avelinópolis-GO Foto: Agmon
Lavoura de soja na fazenda Palhano em Estrela do Indaiá-MG Foto: Maurício Gouveia
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia