Fortes áreas de instabilidade se espalham e quarta-feira tem previsão de muita chuva pelo Brasil

Publicado em 23/12/2020 10:00 e atualizado em 28/12/2020 10:18
Segundo modelo Cosmo do Inmet, maiores volumes são esperados para o Sudeste com destaque para áreas do café em MG

A quarta-feira (23) será marcada por fortes áreas de instabilidades em boa parte do Brasil, segundo as previsões da Climatempo, que indica chuvas intensas para o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. "Estas áreas de instabilidade vão ficar muito ativas sobre o país.O ar seco predomina sobre a região Sul do Brasil e também em parte do interior do Nordeste", afirma a previsão. 

A tendência é que o dia seja de muita nebulosidade e com várias pancadas de chuva ao longo desta quarta. "Há risco de raios, mas ocorrem em alguns períodos com sol ou apenas o mormaço", destaca a consultoria. 

A previsão indica ainda que o norte do Paraná, centro-oeste de São Paulo, centro-leste do Mato Grosso do Sul, a tendência é de pancadas de chuvas com raios para o período. A Climatempo destaca também alerta para temporais na região de Franca, extremo norte de São Paulo, centro-oeste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira e sul de Minas Gerais. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê os maiores volumes de chuvas no Sudeste. O leste de Minas Gerais, assim como pontos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, podem ter volumes acima dos 60 mm. A tendência é de chuva em toda região cafeeira de Minas Gerais, com precipitação entre 20 e 30 mm nas demais áreas do estado. 

Já para o Centro-Oeste, o Inmet prevê chuva abrangente no Mato Grosso, com precipitação entre 20 e 40 mm. Também são esperados os mesmos volumes em Goiás. No Mato Grosso do Sul o modelo mostra chuvas mais expressivas apenas para o norte do estado. 

Também há condição de chuvas para o Tocantins, com precipitação entre 20 e 30 mm. Nas demais regiões do Matopiba, como Maranhão e Piauí, a tendência é de volumes mais baixos, enquanto o oeste da Bahia deve permanecer com tempo seco. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

A previsão estendida para todo o Brasil, atualizada nesta quarta-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), segue indicando boas chuvas para o Brasil Central nos prómixos dias. 

O modelo GFS segue sinalizando os maiores volumes para o Sudeste, com precipitação prevista entre 90 e 100 mm. No Centro-Oeste, a tendência é de chuva entre 70 e 100 mm.

Entre os dias 23 e 31 de dezembro, o modelo norte-americano também mantém a previsão de chuvas para áreas de Santa Catarina e Paraná, com precipitação entre 60 e 70 mm. No Rio Grande do Sul, a tendência é de tempo estável para o centro-sul do estado. 

No período entre 31 de dezembro e 8 de janeiro, o NOAA reduz a tendência de chuvas para o Brasil Central, indicando uma pausa principalmente no Mato Grosso do Sul. Os volumes no Sudeste também tendem a cair de maneira expressiva. 

Diferente da rodada da terça-feira (22), o NOAA agora sinaliza para chuvas na região sul do Brasil, com precipitação de até 100 em áreas do Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná devem receber os maiores volumes de chuvas. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 


Fonte: NOAA 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto