Inmet: Sexta será marcada por pancadas de chuvas pelo Brasil; mantém condição de granizo para o Sul e Sudeste
A sexta-feira (18) será marcada por pancadas de chuvas em quase todo o Brasil, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de chuvas em forma de pancadas pontuais em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, além da permanência das chuvas para Paraná e Santa Catarina nas próximas 24 horas.
De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, um sistema de baixa pressão em atuação na costa leste de São Paulo aumenta as temperaturas em quase todo o Brasil, aumentando assim as condições de pancadas de chuvas no Brasil Central. A previsão do Inmet prevê ainda temperatura máxima na casa dos 36 graus em todo o Sudeste.
As altas temperaturas favorecem a queda de granizo em várias localidades. Naiane destaca que o leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, nordeste de Santa Catarina e áreas do Paraná têm alta condição para queda de granizo nesta sexta-feira.
Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias em todo Brasil:
Fonte: Inmet
O modelo Cosmo segue sinalizando os maiores volumes para o Paraná e Santa Catarina nas próximas 24 horas, com acumulados entre 20 e 30 mm. A tendência é também do avanço da umidade de forma mais significativa para o Rio de Janeiro, também com precipitação entre 20 e 30 mm.
Já no Centro-Oeste, podem ser registradas chuvas pontuais, porém intensas, nos três estados. As previsões sinalizam os maiores volumes para o extremo norte do Mato Grosso.
A aproximação de uma frente fria também vai elevar as temperaturas no Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. As previsões mostram máxima de até 35 graus no estado, com destaque para área de fronteira com a Argentina, onde o calor tende a ser mais intenso.
Naiane destaca que o sistema vai passar rápido pelo Rio Grande do Sul e o Cosmo indica para chuvas entre 30 e 40 mm no sábado, dia 19. A tendência é que o sistema avance para Santa Catarina e Paraná, além de São Paulo e Minas Gerais, favorecendo assim as chances de chuvas mais expressivas para o Brasil Central do país.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet