Inmet mantém alerta laranja para chuvas fortes no sul do Brasil e temporais podem ser registrados no Centro-Oeste e Sudeste

Publicado em 16/12/2020 10:13 e atualizado em 16/12/2020 15:05
Maiores volumes são esperados para o Paraná nesta quarta-feira, com chance de queda de granizo

A quarta-feira (16) será marcada por temporais em várias regiões do Brasil, segundo as previsões da Climatempo. As áreas de instabilidade ganham força com o ar quente e úmido se espalhando pelo país e com a circulação de ventos, nuvens carregadas estão se formando pelo país. 

"A tendência nesta quarta-feira é de aumento da instabilidade sobre a região Sul do Brasil voltando a chover forte. O ar seco predomina sobre algumas áreas do Sudeste, do Nordeste do Centro-Oeste e do Norte do Brasil", afirma a previsão. 

Falando em volumes, os maiores acumulados seguem previstos para o Paraná. De acordo com modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sinaliza pra chuvas entre 20 e 40 mm para o estado no Paraná, com chances de acumulados de até 60 mm em algumas áreas.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o Inmet mantendo o alerta laranja de chuvas intensas para áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Aumentam as instabilidades em Santa Catarina e a previsão indica precipitação entre 20 e 30 mm em algumas áreas no estado. Já para o Rio Grande do Sul o Cosmo também sinaliza condição de chuvas, porém com volumes mais baixos. 

"A região entre o centro-sul de Mato Grosso do Sul, o extremo oeste de São Paulo, e o centro-oeste do Paraná vai ter pancadas de chuva desde cedo e com risco de temporais. A região de Bagé e de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, podem ter chuva a qualquer hora do dia", diz a Climatempo. 

As previsões do Inmet também mantém áreas de instabilidade para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e extremo sul de Goiás. O mesmo cenário é observado no Matopiba, com exceção do oeste da Bahia que permanece com tempo seco e sem nenhuma chance de chuva. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (16) pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) sinaliza chuvas para boa parte do Brasil nos próximos sete dias. De acordo com o NOAA, os maiores volumes continuam previstos para o Sudeste, onde as precipitações podem chegar a 100 mm em Minas Gerais. 

O GFS mostra ainda o retorno da umidade de forma mais efetiva para o Centro-Oeste e no Matopiba, com acumulado entre 60 e 90 mm. 

Já para a parte sul do Brasil, o NOAA mantém as chances de chuvas para os três estados com precipitação entre 60 e 90 mm, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul onde não há previsão de chuvas no período.

Entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, o NOAA aponta para uma redução nas chuvas em Minas Gerais e volumes significativos para o Mato Grosso do Sul e Paraná, além de indicar a permanência da umidade para o Centro-Oeste e Matopiba. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 


Fonte: NOAA 



Lavoura de algodão no Oeste Bahiano Foto: Edgar Cardoso


Diamantino-MT Foto: Ricardo Horbucz


Colhendo uva em Faz. São João - Rio Brilhante-MS Foto: Sr Humberto e Sra Fátima


Faz. São João em Rio Brilhante - MS Foto: Marcos A Campos


Taquarituba/SP Foto: Hemili Desiderio


Taquarituba/SP Foto: Hemili Desiderio

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto