Inmet mantém a previsão de chuvas intensas para o Centro-Oeste e Sudeste nesta quinta-feira

Publicado em 10/12/2020 09:43 e atualizado em 10/12/2020 12:00
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua influenciando as áreas de instabilidade pelo Brasil

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para essa quinta-feira (10) indicam que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua influenciando áreas de instabilidade pelo Brasil. Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, Centro-Oeste e Sudeste, continuam com chances de chuvas intensas nas próximas 24 horas. 

Falando em volumes, as previsões também mantém as maiores precipitações para o Sudeste. Em Minas Gerais o acumulado deve ficar entre 20 e 60 mm. Rio de Janeiro e Espírito Santo podem chegar a 70 mm, enquanto em São Paulo a tendência é de chuvas com volumes mais baixos. 

Já no Centro-Oeste apenas para o Mato Grosso do Sul o modelo não sinaliza condição de chuva. Goiás e Mato Grosso têm previsão de precipitação entre 20 e 30 mm. "O tempo fica seco, com predomínio de sol ao longo do dia no centro-oeste, sul e leste de Mato Grosso do Sul, no centro-oeste e sul do estado de São Paulo e em quase toda a região sul", complementa a Climatempo. 

Os modelos também indicam o avanço das chuvas para áreas do Matopiba. De acordo com o Cosmo, áreas do Tocantins e do Piauí podem receber chuvas nesta quinta-feira, mas ainda com volumes baixos. 

Para a região sul do Brasil, as previsões indicam aumento nas temperaturas nos próximos dias. Segundo a Climatempo, a atuação de um sistema de alta pressão sobre a região impede a formação de nuvens carregadas. "O sol aparece e as chances de chuva serão mais restritas nas áreas próximas do litoral paranaense. No leste dos três estados, as condições são favoráveis a formação de névoa nas primeiras horas do dia", afirma. 

Ainda de acordo com a consultoria, a elevação nas temperaturas será mais expressivas no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no oeste e centro-norte do Paraná. Os mapas indicam máximas 28 e 30 graus no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, enquanto o Paraná pode registrar máximas acima dos 32 graus. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

Para os próximos dias, o modelo previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) segue indicando os maiores volumes de chuvas para Minas Gerais, no período entre 10 e 18 de dezembro. De acordo com a atualização, o estado mineiro, além de áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, têm previsão de precipitação entre 60 e 90 mm no período. 

O NOAA  mantém o corredor de umidade para o Centro-Oeste, porém também indica tempo estável para o Mato Grosso do Sul. Já para a região sul do Brasil, o modelo indica para chances de chuvas para os três estados no período, com precipitação entre 40 e 60 mm. 

Para os dias entre 18 e 26 de dezembro, o NOAA traz na atualização chuvas mais abrangentes para o Brasil Central, porém mantém os maiores volumes previstos para Minas Gerais. O modelo mostra ainda o avanço mais expressivo da umidade em áreas do Matopiba e com previsão de precipitação entre 80 e 100 mm. 

Diferente da atualização da última quarta-feira (9), o NOAA trouxe chance de chuvas para o sul do Brasil no período. O modelo aponta para previsão de precipitação entre 40 e 60 mm nos três estados. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 


Fonte: NOAA 

 

Conforme indicavam as previsões, os maiores volumes de chuva foram registrados em Minas Gerais nas últimas 24 horas. Dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, mostram que o estado mineiro recebeu chuvas entre 30 e 60 mm, sendo os maiores volumes registrados em pontos da região oeste. 

Também foram registradas chuvas em áreas de Goiás e Mato Grosso, com acumulados entre 15 e 20 mm. No Tocantins, o cenário ainda é de irregularidade e chuvas pontuais com até 20 mm foram registradas no estado. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 


Fonte: Inmet 


Miguel S. Favarin - Faz Santa Terezinha - Primavera do Leste/MT


Fazenda Reconquista em Jateí/MS Foto: Nereu Cesar Medeiros


Fazenda Reconquista em Jateí/MS Foto: Nereu Cesar Medeiros

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto