Inmet: Quinta-feira terá tempestade com ventania e risco de granizo em toda região sul do Brasil

Publicado em 03/12/2020 10:23 e atualizado em 03/12/2020 14:56

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a quinta-feira (3) será marcada por chuvas volumosas em toda a parte sul do Brasil, além de continuar indicando o avanço do sistema para áreas do Centro-Oeste e Sudeste. De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, além da frente fria e de um sistema de baixa pressão na atmosfera, um ciclone extratropical em atuação na costa do Rio Grande do Sul aumenta as áreas de instabilidades em toda a região. 

O Inmet emitiu alerta amarelo para tempestade válido em parte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e Paraná. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma o comunicado oficial. 

Veja o mapa com áreas de aviso: 

Segundo o modelo Cosmo, nas próximas 24 horas, são esperadas chuvas entre 20 e 40 mm no centro-leste do Rio Grande do Sul e até 60 mm de acumulado na região norte do estado. O modelo indica ainda precipitação entre 20 e 40 para Santa Catarina e precipitação entre 40 e 50 mm no centro-sul do Paraná. "No Rio Grande do Sul a tendência é da chuva passar mais rápido, já em Santa Catarina e Paraná, a instabilidade será mantida nos próximos dias", comenta Heráclio. 

O avanço dos sistemas também eleva a instabilidade no Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira. O Inmet prevê chuvas para quase todo o estado, com exceção do extremo norte que deve permanecer com tempo seco.

Heráclio destaca que a intensa massa de ar seco, conforme já era previsto, começa a perder intensidade, voltando as condições de chuvas pontuais em áreas do Mato Grosso. "Nós começamos a ver mudança nas bordas do vórtice nesta quinta. O norte de Goiás e toda área do Matopiba devem permanecer sem mudanças nas próximas 24 horas", comenta. 

"A presença do sistema de baixa pressão provoca rajadas de vento também em São Paulo, entre 50 e 70km/h no oeste, no centro-sul e no leste paulista, incluindo a Grande São Paulo no decorrer da quinta-feira (3)", diz a previsão da Climatempo. 

A consultoria destaca ainda que o dia tem previsão de pancadas de chuvas em Minas Gerais, que devem acontecer a partir do período da tarde. Apenas o extremo noroeste do estado não tem previsão de chuva forte. 

"Essas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes em vários locais do centro-oeste, sul e leste de Minas Gerais. Mas para esta quinta-feira, o alerta principal para temporais é para a região da Grande Belo Horizonte, o Sul de Minas e também para Zona da Mata mineira", afirma. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 


 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores acumulados foram registrados no sul de Minas Gerais nas últimas 24 horas. 

Os mapas indicam precipitação entre 20 e 25 mm na região. Ainda no Sudeste, também foram registradas chuvas em áreas de São Paulo, com precipitação entre 15 e 20 mm. Os mesmos volumes foram registrados no Rio de Janeiro.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 


Fonte: Inmet 


 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto