Inmet emite alerta laranja para temporais no Paraná e Centro-Oeste nesta terça-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas e tempestade para áreas do Centro-Oeste e no Paraná, válidos pelas próximas 24 horas. Segundo as previsões mais recentes, a tendência é de uma terça-feira (17) será marcada por chuvas expressivas em boa parte do país.
No Centro-Oeste, o alerta laranja é válido para o centro-norte do Mato Grosso, parte de Goiás e todo o estado do Tocantins. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destacou o comunicado oficial. O comunicado é válido ainda para todo o estado de Rondônia.
Já na região sul, o alerta de tempestade abrange todas as áreas do Paraná. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", confirma o Inmet.
A previsão da Climatempo também destaca risco de chuva forte em quase todos os estados do Brasil nesta terça. "Grandes áreas de instabilidade estão espalhadas pelo Brasil deixando a maior parte do país com nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte e ventania", afirma.
Veja o mapa com alerta laranjo emitido pelo Inmet:
Os modelos mais recentes mostram o avanço de uma nova frente fria pelo mar, que deve passar pelo litoral Paulista e chegar até o Rio de Janeiro, favorecendo assim a formação de temporais em todo o Sudeste brasileiro.
O modelo Cosmo, do Inmet, mostra ainda volumes mais expressivos para o leste de São Paulo - entre 20 e 30 mm. As previsões também indicam condição de chuvas para todo o estado de Minas Gerais. De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, no Mato Grosso do Sul, áreas do Paraná e São Paulo, as chuvas podem chegar acompanhadas de quedas de granizo.
A Climatempo destaca para alerta de temporal na faixa sul do estado da Bahia, o leste/sudeste do Tocantins e para o norte de Minas Gerais. "Também tem alerta para temporais no Vale do Itajaí/SC, leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais", complementa.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
As previsões da Climatempo destacam ainda que a partir de quinta-feira (19), a formação de uma área de baixa pressão associada à frente fria deve avançar em direção ao Nordeste brasileiro.
"Essa área de baixa pressão classificada em 1010hPa vai se formar no litoral do Rio De Janeiro e Espírito Santo, provocando temporais, com chuva e vento fortes", afirma.
A tendência é que o sistema favoreça a formação de nuvens carregadas com muita chuva no Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e no centro-sul do Espírito Santo, a partir de quarta-feira (18), mantendo as condições até sexta-feira (20). A chuva será forte e acompanhada de rajadas intensas de vento.
Os modelos mostram ainda condição de fortes ventanias entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A partir de sexta-feira (20), segundo a Climatempo, a área de baixa pressão deve se afastar da costa e dar origem à formação de um novo ciclone extratropical, " que atua no oceano ao largo do litoral capixaba e fluminense provocando vento moderado a forte nas praias do Espírito Santo, com rajadas entre 40 e 60km/h".
A previsão mostra que ainda na sexta-feira e no decorrer do sábado (21) o ciclone se afasta do Brasil, diminuindo a intensidade dos ventos no final de semana.
A Lara Barbosa Dalazen, 5 anos, está vistoriando as lavouras antes da semeadura da soja. Encontrou plantas de buva em Dois Irmãos das Missões-RS e recomenda o controle das plantas daninhas enquanto pequenas.
Plantio da soja - Fazenda Renascença - Conceição da Aparecida/MG Foto: Mauricio e Fausto Carvalho
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia