Previsão do tempo: Semana começa com condição de chuvas para áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba
De acordo com as previsões mais recentes, a semana será marcada por chuvas expressivas em boa parte do país. De acordo com a Climatempo, uma frente fria avança pela região sul e provoca mudanças nas condições do tempo. "Nos próximos dias, áreas do Sul, Sudeste e até no Nordeste ficam com risco para temporais com o avanço do sistema, associado à circulação atmosférica de níveis superiores", afirma a previsão.
Falando em volumes, para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio Grande do Sul pode receber chuvas entre 20 e 30 mm de precipitação. "As outras regiões gaúchas, o centro-oeste e o sul de Santa Catarina, o oeste e o sul do Paraná passam esta segunda-feira com muitas nuvens e chuva a qualquer hora", complementa a Climatempo.
A tendência é que as áreas de instabilidade avancem também para as demais áreas do país. As pancadas de chuvas são esperadas também no oeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul e também entre o norte do Espírito Santo e sul da Bahia. O modelo cosmo indica de chuvas entre 20 e 30 mm durante a segunda-feira (16) nestas áreas.
O modelo mostra ainda condição de chuvas mais expressivas para o norte do Mato Grosso. Toda área deve receber chuvas de até 30 mm nas próximas 24 horas. As demais áreas do estado, assim como Goiás também apresentam chances de chuvas, porém com volumes mais baixos.
A chuva também retorna para área do Matopiba, com destaque para o Tocantins que deve receber os maiores volumes. O Cosmo sinaliza para chuvas de 60 mm em algumas áreas do estado. O Sul do Maranhão, sul do Piuaí e oeste da Bahia também apresentam chances de chuvas, porém com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
De acordo com atualização do modelo GFS, divulgada nesta segunda-feira (16), sinaliza o retorno das chuvas para áreas do Matopiba e chuvas abrangentes para o Brasil Central nos próximos 7 dias.
O NOAA aponta chuvas entre 90 e 125 mm no Matopiba e precipitação entre 70 e 100 mm para o Brasil Central. O modelo mostra ainda chuvas para áreas de Santa Catarina e Paraná, com acumulados previstos entre 40 e 50 mm.
Já para o período entre 24 de novembro e 2 de dezembro, o NOAA sinaliza chance de chuvas para as regiões Sul e Sudeste, com precipitação entre 40 e 80 mm. O mapa mostra ainda o corte das chuvas para áreas do Centro-Oeste e diminuição dos volumes para áreas do Matopiba.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
Fonte: NOAA
Amambai-MS Foto: Ricardo Bonamigo
BMX - Garra, produtor Diego Ferreira Andreacci de Assis Chateaubriand, PR
Colheita de centeio em Dorizon Pr Foto:Welbert Bednarchuk
Plantação de Soja em Ribeirão do Sul/SP Foto: Dione felix
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia