Previsão: Centro-Norte do Brasil pode ter novos temporais, com chances de granizo e ventania

Publicado em 14/10/2020 10:32 e atualizado em 14/10/2020 14:42
Áreas de instabilidade devem aumentar na quinta-feira (15), aumentando chances de chuvas para o MS

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continuam indicando chances de fortes temporais e chances de quedas de granizo para o Centro-Norte do Brasil. Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, as áreas de instabilidade vão ganhar força nesta quarta-feira (14), com risco de ventanias e microexplosões em algumas áreas. 

"Apesar das chuvas ainda acontecerem de maneira muito localizada, não descartamos as possibilidade de acumulados bastante expressivos em algumas áreas", afirma o meteorologista. 

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, as áreas de instabilidade atingem principalmente o Centro-Oeste e áreas de Minas Gerais. Segundo a Climatempo, nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste o sol aparece forte por várias horas, mas grandes nuvens crescem no decorrer do dia e provocam pancadas de chuva à tarde e em parte da noite, com risco de chuva forte em várias áreas. 

"O ar úmido e quente que está espalhado pelo centro-norte do Brasil forma muitas nuvens carregadas com potencial para provocar chuva forte, intensas rajadas de vento , raios e até granizo", destaca a previsão da Climatempo. Os modelos indicam ainda que a parte sul do Brasil continuará com tempo estável nesta quarta-feira. 

Segundo Olívio, os temporais são característicos da fase de transição da primavera para o verão e que os granizos podem acontecer devido as altas temperaturas registradas durante a atuação da onda de calor que ficou sobre o Brasil por mais de uma semana. "Os temporais com granizo (pedras de gelo) também representam grande risco não só para as pessoas e animais, mas podem causar grandes danos em plantações", complementa a Climatempo. 
 
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 


Fonte: Inmet 
 

As áreas de instabilidade devem ganhar força a partir de quinta-feira (15) no Mato Grosso do Sul. "Estão se organizando novos sistemas no Paraguai e que deve influenciar novas chuvas no Brasil. De acordo com o Cosmo, entre quinta e sexta-feira (16), os acumulados podem chegar até 30 mm no sul do Mato Grosso do Sul.

A previsão indica ainda que as demais áreas do estado também podem receber chuvas, mas com volumes mais baixo. A tendência é que essa instabilidade contribua também para umidade no sul de Minas Gerais, lcom precipitação entre 20 e 40 mm na região. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para sexta-feira (16): 


Fonte: Inmet

 

A atualização do modelo GFS, Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgada nesta quarta, os volumes mais expressivos continuam sendo previstos para Minas Gerais até dia 22 de outubro. De acordo com o NOAA, o estado mineiro pode receber volumes acima dos 100 mm nos próximos sete dias. Os modelos também sinalizam condição de chuvas para o Mato Grosso do Sul, indo de encontro com as previsões do modelo Cosmo para os próximos dias. 

Já para o período entre 22 e 30 de outubro, o modelo aponta chuva abrangente para a maior parte do país. A atualização mantém condição de chuva significativa para o Sudeste brasileiro, retorno das chuvas para os três estados da região sul e chuvas significativas para todo o Centro-Oeste brasileiro. 

Veja a previsão estendida para todo o Brasil: 


Fonte: NOAA 

 


 

 


 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
undefined