Muito quente: Final de semana terá nova onda de calor intensa em todo Brasil
O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para uma nova onda de calor que deve atingir o Centro-Oeste durante o final de semana. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, as temperaturas no Mato Grosso podem bater a casa dos 42 graus e o calor excessivo também deve atingir as demais regiões do país. "Temperatura 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias", afirma o comunicado.
Segundo Andrea, apesar de chamar atenção, a onda de calor pode ser considerada característica do início da primavera. "Ainda estamos na primeira semana da primavera e por se tratar de uma estação de transição, ainda pode acontecer elevação das temperaturas. A tendência é que a partir da segunda semana de Outubro as chuvas sejam mais frequentes, aliviando as condições de calor", afirma.
O modelo de previsão de temperatura do Inmet, para as próximas 24 horas, indica temperaturas com até 40 graus para todos os estados do Centro-Oeste, sendo as temperaturas mais elevadas esperadas para o sul do Mato Grosso. "Uma grande massa de ar seco volta a se espalhar sobre o Brasil diminuindo a umidade no ar e as condições para chuva em grande parte do país", comenta a Climatempo.
Veja as áreas de calor muito intenso, segundo o Inmet:
Fonte: Inmet
A atuação do ar muito seco e quente impede também a formação de chuvas para a região Sudeste. Durante o final de semana, as máximas podem chegar a 34 graus no oeste de São Paulo e Minas Gerais. Já no Rio de Janeiro e Espírito Santo, as temperaturas devem ficar entre 28 e 32 graus.
A elevação de temperatura também chama atenção para as condições no Paraná. Segundo o Inmet, a tendência é de temperatura máxima entre 34 e 36 graus para o estado, que já vem sofrendo com uma estiagem prolongada. Em Santa Catarina, o Centro-Oeste do estado tem previsão de 34ºC. Já no Rio Grande do Sul, a onde de calor deve subir as temperaturas no Centro-Norte do estado, com máxima prevista de entre 32 e 34 graus.
Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias:
Fonte: Inmet
Nova frente avança pelo Rio Grande do Sul
O modelo Cosmo do Inmet sinaliza que uma nova frente fria deve avançar para o Rio Grande do Sul no próximo domingo, dia 27. Os modelos indicam chances de chuvas com volumes entre 20 e 40 mm no sul do estado.
A tendência é que a frente tenha força para avançar para todo o Rio Grande do Sul entre domingo e segunda-feira (28), com volumes entre 20 e 30 mm. Também há previsão de chuvas para Santa Catarina, com acumulados de até 40 mm. Já para o Paraná, as chuvas continuam limitadas em pancadas de chuvas isoladas no extremo sul do estado.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
Fonte: Inmet
Novo ciclone deve provocar ventania no Centro-Sul do Brasil, diz Climatempo
Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, entre domingo e segunda-feira (28), um sistema de baixa pressão irá se aprofundar no oceano, ao largo da costa da Argentina, e dará origem a um novo ciclone extratropical, que avançará para alto-mar ao largo da costa do Sul do Brasil. De acordo com a previsão, o sistema provocará fortes rajadas de vento no Centro-Sul, com destaque para o sul e leste do Rio Grande do Sul.
Mesmo com a formação do sistema entre domingo e segunda-feira, ventos com intensidade de moderada a forte, já poderão ser observados no sábado (26). "No sul do Rio Grande do Sul, a ventania já deve ser intensa pela manhã. Nas demais áreas, os ventos ganham força a partir da tarde", diz a previsão.
Para domingo (27), com a formação do ciclone em alto mar, a ventania irá se intensificar sobre o centro-sul do país. Nas áreas em vermelho do mapa abaixo, os ventos mais fortes são esperados entre a manhã e tarde deste dia.
Veja projeção da formação do ciclone abaixo, com base em projeções de modelos meteorológicos:
Fonte: Climatempo