Tempestade no Golfo do México pode se tornar furacão na segunda-feira

Publicado em 13/09/2020 05:25

HOUSTON (Reuters) - Uma perturbação do clima na ponta da Flórida pode se fortalecer e se transformar em um furacão até segunda-feira, levando vento, marés altas e enchentes ao Golfo dos EUA, afirmou o Centro Nacional de Furacões do país.

A perturbação pode se tornar a Tempestade Tropical Sally, neste sábado, à medida em que sobe pelo leste do Golfo do México, derrubando até 15 cm de chuva ao longo da costa oeste da Flórida até Tampa, dizem os metereologistas.

O seu trajeto atual levará a tempestade na direção de áreas produtoras de óleo no centro do Golfo, onde ele pode se tornar um furacão ainda na segunda-feira. A última previsão do Centro de Furacões projeta que a velocidade máxima de ventos da tempestade pode chegar a 129 km/h.

A Chevron estava desocupando suas plataformas Blind Faith e Petronius e se preparando para interromper a produção, disse uma porta-voz. A empresa afirmou que suas plataformas em mar aberto no Golfo do México estavam funcionando normalmente.

Outros produtores de óleo e gás, muitos dos quais recentemente retomaram produções em mar aberto após o Furacão Laura atingir o Golfo mês passado, disseram que estavam monitorando a tempestade e se preparando para agir, se necessário.

"Ainda não chegamos ao momento de tomar uma decisão" para a maioria dos produtores do Golfo do México, afirmou Jim Foerster, metereologista chefe da DTN, fornecedora de dados de energia, agricultura e clima. A tempestade pode se mover devagar e mudar seu atual trajeto nos próximos dias, disse.

A tempestade não deve chegar ao tamanho e intensidade do Laura, que atingiu a costa como um grande furacão com ventos de 241 kms/h, mas trará ondas de até 4,2 metros às instalações em mar aberto, disse. 

Chevron desocupa plataformas de petróleo com a aproximação da tempestade

HOUSTON (Reuters) - A Chevron disse neste sábado que começou a desocupar duas plataformas de petróleo offshore e se preparava para interromper a produção quando um furacão potencial começou a se mover na direção do Golfo do México nos Estados Unidos.

A empresa começou a retirar todos os funcionários das plataformas Blind Faith e Petronius e iniciou procedimentos de fechamento, disse uma porta-voz em um comunicado. A produção em suas outras plataformas offshore não foi afetada, disse.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto