Inmet emite alerta de baixa umidade para o Centro-Oeste e Sudeste nesta 5ª; RS ainda pode ter chuvas

Publicado em 03/09/2020 10:42 e atualizado em 03/09/2020 11:44

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para baixa umidade do ar válido para o Centro-Oeste nas próximas 24 horas. Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, as condições serão monitoradas ao longo dia com previsão de umidade relativa do ar entre 12 e 20% em todo o Mato Grosso, Tocantins e Goiás. 

"Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", destacou o Inmet. Os números além de chamar atenção, geram preocupações para o produtor que precisa estar atento às medidas de combate aos incêndios.

Segundo Naiane, em 2019, o pico das altas temperaturas e baixa umidade do ar foi registrado na primeira semana de Setembro, o que faz com que as atenções sejam redobradas na região. O Inmet emitiu ainda alerta amarelo para parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul, também válido para as próximas 24 horas e de umidade relativa do ar baixa. 

Falando em temperaturas, a tendência continua sendo de elevação para a quinta-feira (3). "Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Palmas, Maranhão e Piauí devem ser as áreas mais quentes no país, com temperaturas entre 38°C e 41°C", destacou a Climatempo em sua previsão. 

O modelo de previsão de temperatura do Inmet, para o Sudeste, indica que São Paulo pode registrar máximas cima de 34 graus nesta quinta-feira. Em Minas Gerais, os termômetros devem ficar entre 24 e 30 graus nas próximas 24 horas, as mesmas condições são esperadas para Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

Já para a região Sul do Brasil, uma frente fria com intensidade fraca continua favorecendo a formação de chuvas no Rio Grande do Sul. O modelo Cosmo do Inmet aponta que o leste do estado pode receber chuvas com até 20 mm de precipitação nas próximas 24 horas. Referente ao ciclone extratropical, Naiane destaca que o sistema já avançou para o Oceano, minimizando as chances de rajadas de ventos no estado. 

"No Sul do Brasil também tem alerta temporais na região entre o Planalto do Rio Grande do Sul, as serras gaúcha e catarinense, além do litoral sul de Santa Catarina e do litoral norte do Rio Grande do Sul", destacou o site internacional Barchart. 


Fonte: Inmet 

 


Plantio do Milho safra 2020/2021 Produtor Rural Juliano de Souza Carmo em Pontão-RS


Fazenda Reconquista. Foto de Nereu César Medeiros Jateí MS​


Plantio do Milho safra 2020/2021 Produtor Rural Juliano de Souza Carmo em Pontão-RS​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pico dos efeitos do La Niña já ocorreram e comportamento de chuvas deve mudar no Brasil
Previsão do tempo: Santa Catarina pode ter La Niña de fraca intensidade entre fevereiro e abril de 2025
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (15) para todo o Brasil
Informações de NOAA mostram La Niña rápido, com neutralidade no meio do ano e retorno do El Niño no segundo semestre
Metsul: Chuva retorna ao Sul do BR nos próximos dias com alívio para o déficit hídrico
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (14) para todo o Brasil
undefined