Clima: Nova frente fria avança levando condição de chuvas para o Rio Grande do Sul

Publicado em 26/08/2020 10:30 e atualizado em 26/08/2020 11:16

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que uma frente fria em formação no Uruguai pode levar novas condições de chuva para o Rio Grande do Sul. "Os volumes no entanto deverão ficar restrito apenas ao extremo sul do estado, sem promover mudanças para as demais regiões do sul do Brasil", afirma Heráclio Alves, meteorologista do Inmet. 

O modelo Cosmo do Inmet indica que são esperados pelo menos 20 milímetros de precipitação no extremo sul do Rio Grande do Sul. Ainda de acordo com o modelo, as chuvas devem passar de maneira muito rápida pela região, voltando as condições de tempo estável já na sexta-feira, dia 28. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

Os mapas mais recentes da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), para o período entre 26 de agosto e 3 de setembro, também sinalizam chuvas apenas para o Rio Grande do Sul. O modelo no entanto, aponta chuvas para o Centro-Sul do estado e volumes entre 90 e 100 milímetros de precipitação. 

Já para o período entre 3 e 11 de setembro, o NOAA mostra um outro sistema avançando pelo leste do Paraná e Santa Catarina, com previsão de chuvas entre 40 e 60 milímetros em áreas dos dois estados. Já para o Brasil Central, até o dia 11 de setembro, não há indicação de chuvas. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 

 

 

A quarta-feira (26) amanheceu com novos pontos de geadas. Segundo o Inmet, em Maria da Fé/MG registrou a temperatura mais baixa do ano, com -1.7 graus. De acordo com o meteorologista, há um sistema de baixa pressão na atmosfera que ainda mantém as temperaturas mais baixas em pontos do Sudeste e Sul do Brasil, com tendência de elevação ao longo dia. 

Veja fotos registradas em Maria da Fé nesta quarta-feira: 

 
Fotos: Inmet 

 

O mapa de previsão de temperatura do Inmet sinaliza as temperaturas mais baixas para o leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e algumas áreas no sul de Minas Gerais, com previsão entre 14 e 16 graus. Já as máximas são previstas entre 20 e 22 graus. 

Já para o Centro-Oeste, os modelos não indicam mudanças para os próximos dias. O tempo continuará seco e com temperaturas elevadas. As previsões indicam que o Mato Grosso deve ter temperaturas entre 32 e 34 graus nesta quarta. Mato Grosso do Sul e Goiás tem previsão de temperatura entre 22 e 26 graus. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 24 horas: 


Fonte: Inmet 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto