Novo bloqueio: Brasil Central terá nova semana de tempo seco e temperaturas elevadas
Após uma semana de muita chuva e temperaturas baixas no sul do Brasil, as previsões mais recentes indicam tempo seco e com a volta de elevação nas temperaturas para todo o Brasil nos próximos dias.
Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que na próxima madrugada ainda há condição de geadas fracas para áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, temperaturas mais amenas para o Sudeste, mas que um novo bloqueio atmosférico vai impedir o avanço de novas chuvas e elevar as temperaturas.
Veja o mapa de previsão de temperatura do Inmet para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
O Centro-Oeste, região que já acumula mais de 90 dias sem chuvas segundo dados do Inmet, continuará com predomínio do tempo seco e as temperaturas voltam a subir de maneira significativa. Segundo os modelos de previsão do Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), no período entre 14 de agosto e 1º de setembro, as máximas podem voltar a ficar acima de 34 graus. As mesmas condições são esperadas para o Tocantins. No Mato Grosso do Sul e Goiás, as temperaturas devem ficar entre 22 e 24 graus.
No Sudeste, as condições também diminuem as chances de geadas para área do café em Minas Gerais. O NOAA indica que as temperaturas tendem a ficar entre 18 e 22 graus no período. Os termômetros voltam a subir também em todo o sul do Brasil, após forte onda de frio intenso, com temperaturas entre 16 e 20 graus em todo o estado.
Veja o mapa de previsão de temperatura do modelo americano:
Fonte: NOAA
O modelo americano, assim como o Cosmo do Inmet, também sinaliza o tempo estável e seco para o Brasil Central até, pelo menos, o dia 9 de setembro. Entre o dia 24 de agosto e 1º de setembro, as chances de chuvas ficam restritas apenas para o Rio Grande do Sul, com volumes entre 50 e 60 mm no período.
A falta de chuva para o Centro-Oeste chama atenção, tendo em vista que estamos há dez dias do fim do vazio sanitário para o plantio da soja, no dia 15 de setembro. Os modelos de previsão mais estendida mostram ainda que no período entre o dia 1º e 9 de setembro, as chuvas também devem acontecer apenas no sul do Brasil, podendo atingir os três estados, com volumes entre 50 e 60 mm.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
Fonte: NOAA
Últimos cinco dias
Conforme indicavam as previsões, os volumes mais expressivos de chuvas nos últimos dias foram registrados no Paraná. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, todo o estado recebeu chuvas acima dos 60 mm.
Choveu também de maneira mais expressiva no extremo sul do Mato Grosso do Sul, com acumulados de até 100 mm em algumas áreas. Na região Central do estado, foram registradas chuvas entre 20 e 25 mm. No Centro-Sul de São Paulo, as chuvas não ultrapasaram os 25 mm.
Ainda no Sudeste, foram registradas chuvas entre 20 e 25 no sul de Minas Gerais. As mesmas condições foram registradas no Centro-Sul do Espírito Santo. Já no Rio de Janeiro, a condição foi mais expressiva, com chuvas de até 60 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias:
Fonte: Inmet
Vera Amalfi, Artur Nogueira SP
Manhã gelada em Coqueiros do Sul (RS) - envio de Diênefer Eduarda Scherer
Manhã gelada em Coqueiros do Sul (RS) - envio de Diênefer Eduarda Scherer
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia