Clima: Massa de ar frio já derruba as temperaturas no RS e deve ganhar intensidade nesta 4ª feira

Publicado em 19/08/2020 10:53 e atualizado em 19/08/2020 11:30

O dia amanheceu com as temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (19). A massa de origem polar entrou no Brasil pela região oeste do Rio Grande do Sul, com temperaturas mínimas de 6 graus registradas em Santana do Livramento/RS.

"A massa de ar polar já entrou no Brasil, mas começa a ganhar mais intensidade nesta tarde onde as temperaturas mínimas podem ficar ainda mais baixas", afirma Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia. 

Os modelos de previsão de temperatura do Inmet também indicam um declínio nas temperaturas para o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Segundo os dados, as máximas não devem ultrapassar os 14 graus nas próximas 24 horas. A tendência é que na quinta-feira (20) o frio seja ainda mais intenso, com temperaturas entre 4 e 6 graus em todo o Rio Grande do Sul.

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 36 horas: 


Fonte: Inmet 

 

Andrea destaca que a partir da quinta-feira o sistema deve começar avançar para os outros estados região sul, além do Mato Grosso do Sul e São Paulo, que também devem registrar um declínio significativo nas temperaturas mínimas.  Em Santa Catarina, os modelos indicam temperaturas entre 4 e 6 graus já para quinta-feira. O Inmet segue monitorando as condições de neve para o sul do Brasil e novos alertas podem ser emitidos nas próximas horas. 

"No Sudeste essa massa ainda chega com bastante intensidade, lembrando que essa é a segunda vez que uma massa de ar polar consegue avançar até o norte do país", afirma a meteorologista. O mapa de previsão de atuação da massa de ar frio também indica queda nas temperaturas para o Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. As condições nesta região estão sendo acompanhadas de perto por produtores de café, que já estão na reta final da colheita da safra 2020/21. Quanto às temperaturas, o sul mineiro pode registrar mínimas de 10 graus nos próximos dias.

Já para o Centro-Oeste, a massa de ar frio deve chegar no final de semana. "No sul do Mato Grosso, no próximo sábado, o declínio pode ser de até 10 graus", afirma a meteorolologista. As previsões indicam que a massa deve ar frio deve ter forças para atingir também o Goiás, sobretudo na área central do estado.  

Veja os mapas de previsão de atuação da massa de ar frio nos próximos dias 


Fonte: Inmet 

 

Chuvas próximas 24 horas

Enquanto a massa de ar frio segue no Rio Grande do Sul, uma frente continuará predominante no Paraná e sul do Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. Chove de maneira expressiva desde terça-feira (18) nos dois estados, com precipitação acima de 80 mm nas últimas 24 horas. 

Segundo dados do modelo Cosmo do Inmet, a tendência é de precipitação entre 50 e 60 milímetros em grande parte do Paraná. Ainda no sul,  Santa Catarina também previsão de chuva, porém com volumes mais baixos. Já no sul do Mato Grosso do Sul, os volumes podem ultrapassar os 70 mm em algumas áreas.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto