Massa de ar frio: Temperaturas caem mais no Centro-Sul do país e RS e SC têm nova previsão de geadas
Após a passagem de uma frente fria que já derrubou as temperaturas no Centro-Sul do Brasil, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam agora que uma massa de ar frio avança para a região, com previsão de mais queda na temperatura nas próximas 24 horas.
De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a frente se deslocou para o oceano, mantendo previsão de chuvas apenas para a região leste do Sudeste do Brasil. O modelo Cosmo indica chuvas para áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Já em Minas Gerais, podem acontecer chuvas pontuais apenas para o leste do estado.
"A região metropolitana do Rio de Janeiro também pode ter momentos de chuva moderada a forte nesta quinta-feira. Não há tanto a preocupação com temporais com raios, mas principalmente com a chuva moderada e constante, que se prolongada por várias horas", destaca a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Temperaturas
Na manhã desta quinta-feira (30) foram registradas mínimas de 8 graus para o sul de Minas Gerais, com tendência de queda de pelo menos mais cinco graus na próxima madrugada. Mesmo com as quedas, Andrea reforça que não há previsão de geadas para a região do café nos próximos dias. "Apesar do declínio nas temperaturas, a massa de ar frio chega com menos intensidade na região", destaca a meteorologista.
O modelo de previsão de temperatura do Inmet, indica que em São Paulo as temperaturas devem ficar entre 14 e 16 graus em todo o estado. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, os termômetros não devem ultrapassar os 22 graus nas próximas 24 horas.
Ainda falando no Centro-Sul do Brasil, as temperaturas já são mais baixas em áreas do Centro-Oeste. Segundo Andrea Ramos, as quedas mais expressivas devem ser registradas no Mato Grosso do Sul, que registrou mínima de 12 graus na manhã desta quinta-feira (30).
Os modelos do Inmet indicam também um declínio nas temperaturas do Mato Grosso e Goiás nas próximas horas, onde as máximas não devem ultrapassar os 22 graus. O destaque fica para Goiás, que pode registrar mínimas de 16 graus na região leste do estado.
Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Geadas
As estações meteorológicas do Inmet registraram mínimas de -2.3ºC na madrugada desta quinta no Rio Grande do Sul e mínimas de -2.1ºC em Santa Catarina. "Nós continuamos com condições de geadas para a região, sobretudo no estado do Rio Grande do Sul e áreas serranas de Santa Catarina", afirma Andrea Ramos.
A Climatempo destaca que segundo dados do Epagri/Ciram, a cidade de Bom Jardim da Serra(SC) amanheceu com -7°C , Urupema, Urubici e São Joaquim, também em Santa Catarina, com -5°C, e -2°C em Lages. Nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), neste mesmo horário, os termômetros marcavam -1,2°C em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e -0,6°C em Vacaria, também no Rio Grande do Sul.
Com a massa de ar frio se deslocando para outras regiões, a intensidade das geadas também tendem a diminuir no sul do Brasil. Segundo o mapa de previsão da Sisdagro/Inmet, são esperadas geadas moderadas em apenas algumas pontos do estado. O modelo indica ainda que, na maior área, as geadas devem acontecer com intensidade fraca.
Falando em temperatura, os termômetros devem ficar entre 6 e 10 graus em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "As máximas não devem passar dos 20°C na maior parte da Região. Entre as capitais dos três estados, Curitiba deve ser a mais fria hoje, com apenas 13°C de máxima", afirma a Climatempo. Já no Paraná, o frio será mais intenso apenas na parte leste. A região oeste do estado pode chegar a 22 graus.
Confira imagens de geadas registradas na quarta-feira (29/07):