Clima frio: Frente fria avança e derruba as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil

Publicado em 29/07/2020 10:20 e atualizado em 29/07/2020 11:21

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que a frente fria em atuação no sul do Brasil desde o início da semana, avança agora para áreas do Centro-Oeste e Sudeste, derrubando as temperaturas também na área do café em Minas Gerais. Os modelos apontam que o Rio Grande do Sul deve manter as temperaturas baixas, mantendo também as condições de geadas para todo o Rio Grande do Sul na próxima madrugada. 

Segundo Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, a frente fria já avançava nesta quarta-feira (29) pelo leste dos estados. Em termos de chuva, os volumes mais expressivos devem acontecer, nas próximas 24 horas, no leste do Paraná e Santa Catarina. O modelo Cosmo do Inmet indica precipitação com até 20 mm no Paraná. Há ainda a possibilidade de chuva para o extremo norte de Santa Catarina, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

Falando no Sudeste, as chuvas não devem acontecer de maneira tão expressiva na região. O modelo indica chuvas pontuais para o Rio de Janeiro e áreas do Espírito Santo. Para Minas, os ventos podem levar condições de chuvas, também pontuais, apenas para a Zona da Mata. 

Já para as temperaturas, a tendência que o declínio seja registrado em toda a região. Segundo Naiane, nesta terça-feira, as mínimas ficaram entre 9 e 10 graus no sul de Minas Gerais, com previsão de mínima entre 4 e 5 graus na próxima madrugada. "Embora tenha declínio, não vejo condição para geadas no Sudeste do Brasil", afirma a meteorologista. 

Produtes já registram a passagem da frente fria em Cruzália/SP: 

   

Para o Sul do país, o Inmet continua prevendo geadas com intensidade forte em grande parte do Rio Grande do Sul. O modelo de previsão de geadas indicam condições de geadas fortes na divisa com o Uruguai e de intensidade moderada para as demais áreas do estado. Em Santa Catarina, também podem ser registradas geadas com intensidade moderada e para o Paraná, a previsão é de geadas fracas para todas as áreas. 

Veja o mapa de previsão de geadas para a próxima madrugada: 


Fonte: Sisdagro/Inmet

 

O modelo de previsão de temperatura do Inmert, aponta mínimas entre 2 e 6 graus para todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas próximas 24 horas. Já para o Paraná, os modelos indicam mínimas mais baixas apenas para o extremo sul do estado, entre 6 e 8 graus. Nas demais regiões, a tendência é que os termomêtros registrem temperaturas com até 18 graus. 

A frente fria também derruba as mínimas no Centro-Oeste do país. Apesar do aumento da nebulosidade em toda área, Naiane destaca que as chuvas não avançam para a região. Vale lembrar que o Brasil Central já tem pontos com mais de 60 dias sem chuvas. 

Falando em temperaturas, nesta quarta as máximas devem ficar entre 24 e 26 graus no Mato Grosso e em Goiás. Já no Mato Grosso do Sul, as tendência já é de temperaturas mais amenas, entre 18 e 22 graus em todo o estado. 

Com o avanço do sistema, a tendência é de um declínio mais expressivo nos termômetros durante a quinta-feira (30). Os modelos indicam temperaturas entre 12 e 18 graus para o Mato Grosso do Sul, 18 e 22 graus para o Mato Grosso e máximas previstas em 22 graus para Goiás. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
Como será o clima no Brasil em janeiro?
Centro-norte deve ter muita chuva nos próximos 10 dias e dificultar enchimento de grãos
Primeira frente fria do ano provoca temporais no BR
Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (02) para todo o Brasil
undefined