Clima irregular: Mudanças rápidas nos termômetros devem continuar em todo o sul

Publicado em 09/07/2020 10:18 e atualizado em 09/07/2020 13:33

Após enfrentar a passagem de mais um ciclone, o produtor da região sul do Brasil vai ter quedas nas temperaturas, com possibilidade de geadas nos próximos dias. A previsão do tempo indica que as temperaturas devem continuar oscilando em todo sul do país, até pelo menos a entrada da segunda quinzena de julho.

>>> Mudanças nas temperaturas refletem no desenvolvimento da fruticultura, confira aqui

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as oscilações nas temperaturas neste Inverno chamam atenção porque as variações e ventos vindo do Norte também estão mais intensos na atmosfera. "Além da mudança nas temperaturas, já choveu o dobro do que era previsto pela climatologia no Rio Grande do Sul", afirma Francisco. 

Os mapas de risco de geadas para a próxima madrugada do Inmet, sinalizam geadas de fraca à moderada em todas as regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e geadas com intensidade fraca para o Centro-Sul do Paraná.

>>> Técnica de irrigação diminui impacto das geadas na fruticultura do Rio Grande do Sul

Os modelos de previsão de temperatura para as próximas 24 horas indicam um declínio de pelo menos 4 graus no Rio Grande do Sul, onde as mínimas devem ficar entre 4 e 6 graus. As mesmas temperaturas são esperadas para Santa Catarina, já no Paraná, as mínimas tendem a ficar mais elevadas, entre 12 e 14 graus em todo o estado. 

Dando continuidade às irregularidades, para o sábado já é previsto um aumento nas temperaturas mínimas. Segundo o Inmet, durante o final de semana, os termômetros devem registrar minímas de 14 graus e máximas podem chegar até 18 graus em algumas áreas do Sul do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de temperaturas: 

  

Chuvas dão leve trégua

Após cinco dias com chuvas volumosas no sul do Brasil, as previsões do tempo indicam uma trégua de pelo menos quatro dias em toda a região. De acordo com o modelo Cosmo, um novo sistema deve avançar para o Rio Grande do Sul a partir de domingo (12), voltando as condições de chuvas para o estado.

>>> Lavouras da safra de inverno em Passo Fundo/RS terão que ser replantadas após 240 mm de chuvas em 4 dias

Os volumes mais significativos são esperados para o leste do RS, entre 20 e 40 mm de precipitação. Até a manhã desta quinta-feira (9) o modelo apontava que o sistema deve passar de forma rápida pela região e com chuvas restritas apenas para o RS. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet

Segundo dados coletados pelas estações meteorológicas do Inmet, o Rio Grande do Sul recebeu as maiores chuvas, com acumulados de até 200 milímetros na região norte. As chuvas também foram intensas também em Santa Catarina, onde as precipitações ultrapassaram os 60 mm. Já no Paraná, conforme era previsto, choveu apenas na região sul, com volumes entre 15 e 20 mm. 

Confira o mapa de preocipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 

 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined