Tempo: Após fim de semana frio, temperaturas continuam em declínio e RS pode ter novas geadas na próxima madrugada

Publicado em 15/06/2020 10:28 e atualizado em 15/06/2020 12:16

O final de semana foi de temperaturas baixas no Rio Grande do Sul e a tendência é que os termômetros continuem registrando volumes baixos neste início da semana. Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no domingo (14), foram registradas geadas em Santa Maria/RS e Caixas do Sul/RS com intensidade moderada e Bom Jesus/RS com intensidade considarada forte.

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, o declínio de temperatura acontece depois da passagem de uma frente fria nos últimos dias, que elevou os volumes de chuvas em todo o estado na semana passada. "Podemos ter novas geadas na próxima madrugada no Rio Grande do Sul e também em áreas de Santa Catarina", afirma Andrea. No Paraná, a tendência é que as temperaturas continuem mais elevadas quando comparado com os demais estados. 

Produtores também registraram geadas em Dom Pedrito/RS: 

Para esta segunda-feira (15), os mapas de previsão de temperaturas do Inmet apontam mínimas entre 4 e 6 graus em todo o estado. As temperaturas mais elevadas devem ser registradas no extremo norte do estado, entre 6 e 10ºC. As mesmas temperaturas são esperadas para Santa Catarina, com destaque para parte da região do extremo sul que deve ter mínimas entre 2 e 6 graus. Para o Paraná, conforme indicado, as mínimas devem ficar entre 14 e 16 graus. 

Veja o mapa de previsão de temperatura prevista para o sul do país nesta segunda-feira (15): 


Fonte: Inmet 

O Rio Grande do Sul segue com previsão de chuvas para as próximas 24 horas. Segundo o modelo Cosmo do Inmet, o sistema fica concentrado no centro do estado, com previsão de volumes entre 20 e 30 milímetros de precipitação. Ainda de acordo com Andrea, o Inmet mantém o alerta de temporais tanto para o RS, como para áreas de Santa Catarina. A tendência, segundo os modelos meteorológicos, é de que as chuvas persistam nesta região até quarta-feira (17). Após esse período, todo o sul do Brasil deverá passar por período sem chuvas. 

O tempo seco também deve predominar em todo o Centro-Oeste e Sudeste do país. Com a aproximação do Inverno, que tem início no próximo dia 20, as chuvas nas duas regiões passam a ser ainda menos frequentes. Falando em Sudeste, a meteorologista destaca que as temperaturas também devem cair no sul de Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A meteorologista destaca ainda que não há previsão de geadas para a região do café na próxima madrugada, mas que a situação precisa continuar sendo monitorada. 

Veja a previsão de precipitação para todo o Brasil nas próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 


Algodão na Fazenda Jaqueline, Vilhena (RO). Envio de Laydson​


Soja em Victor Graeff (RS). Envio de Alander Bernardo​


Cultura do milho na região de Dourados (MS). Envio de Thiago Recalcati​


Lavoura de feijão em Cristalina (GO). Envio de Eduardo Zavaschi​


Milho safrinha em Primavera do Leste (MT). Envio de Michele Guizini​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! 
Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
Como será o clima no Brasil em janeiro?
Centro-norte deve ter muita chuva nos próximos 10 dias e dificultar enchimento de grãos
Primeira frente fria do ano provoca temporais no BR
Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (02) para todo o Brasil
undefined