Início de semana ainda tem chuvas para áreas do Matopiba e NOAA indica chuvas para o sul nesta semana
A semana inicia mais uma vez com previsão de chuvas para parte do Matopiba. Segundo os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas próximas 24 horas, apenas o norte do Maranhão e Piauí continuarão recebendo volumes entre 20 e 40 milímetros de precipitação. Já de acordo com Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as previsões indicam chuvas para região sul do país a partir desta segunda-feira (27).
As previsões da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) sinalizam que os volumes no Centro-Norte terão uma queda expressiva nos próximos dias. Na última semana, o estado do Tocantins recebeu volumes expressivos, levando transtornos aos produtores e também registrando queda na produtividade. Darcinópolis/TO espera terminar colheita da soja em até 10 dias e áreas com mais chuva devem colher 10 sacas por hectare a menos.
Os mapas apontam que período de estiagem será entre 27 de abril e 5 de maio. Neste período, apenas o norte do Maranhão e Piauí devem continuar recebendo chuvas. Deve voltar a chover nas duas regiões com volumes mais expressivos, a partir do dia 5 de maio. A partir desta data, os volumes tendem a ficar entre 25 e 30 mm de precipitação.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
Falando na região sul do país, os volumes até dia 5 de maio devem ficar entre 20 e 25 milímetros de precipitação, podendo atingir os três estados do sul do Brasil. Já o Mato Grosso do Sul continua sem previsão de chuvas durante o período. As previsões indicam ainda que a partir do dia 5 os volumes devem ficar mais expressivos, sobretudo no leste do Rio Grande do Sul onde os acumulados devem ficar entre 100 e 125 milímetros de precipitação.
Já em Santa Catarina e no Paraná, as chuvas devem ficar entre 60 e 70 mm no período. Também volta a chover no Mato Grosso do Sul, porém em volumes mais baixos. Já o modelo Cosmo do Inmet aponta ainda o retorno das chuvas apenas para o dia 2 de maio no Rio Grande do Sul. Ainda assim, de acordo com o modelo, as chuvas devem passar de maneira muito rápida pelo estado e sem grandes volumes.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet