Tempo: Volumes começam a diminuir no Tocantins; perdas na soja ainda não foram contabilizadas

Publicado em 23/04/2020 11:15

A previsão indica que nos próximos dias haverá uma diminuição no volumes de chuvas no Tocantins. Tem chovido no estado de maneira expressiva desde o último final de semana e na quarta-feira (22) estradas foram bloqueadas e o final da colheita da soja foi paralisado na região. Segundo produtores rurais, a quinta-feira (23) amanheceu com tempo estável. Em questão de prejuízos na produção, a Aprosoja informou que é preciso esperar as chuvas passarem de fato para fazer a contabilização. 

Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça ainda há possibilidade de chuvas em todo o estado, com previsão de precipitação entre 20 e 40 milímetros de precipitação. Os maiores volumes podem ser registrados na região central. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24 horas: 


Fonte: Inmet 

A partir de quinta-feira (22) os sistemas começam avançar para outras áreas do Matopiba, ficando previstas chuvas sem volumes expressivos para o Tocantins. Os modelos mostram ainda que a partir do dia 26 já não há previsão de chuvas para o estado. 

Também são previstas para as próximas 24 horas chuvas para todo o Maranhão, onde os acumulados podem ter até 20 mm de precipitação. A partir de quinta-feira (23) todos os sistemas avançam para o Piauí, onde podem ser registradas chuvas de até 50 milímetros de precipitação. Já para o oeste da Bahia não há previsão de chuvas expressivas nos próximos dias. 

As previsões indicam ainda chuvas para extremo norte do Mato Grosso. Segundo o Cosmo, nesta região os volumes devem ficar entre 20 e 40 mm de precipitação. Há previsão de chuvas para as demais áreas do estado, porém em volumes mais baixos. Também pode chover com volumes baixos de precipitação em todo o Goiás. Segundo a Climatempo, o ar quente e úmido ainda está predominando sobre Goiás e sobre o Distrito Federal e com isso, nuvens carregadas continuam a se formar facilmente provocando pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite. 

Ainda de acordo com a Climatempo, até o próximo sábado são esperadas pancadas de chuvas e raios em todas regiões de Goiás e Distrito Federal. "Algumas dessas pancadas podem ocorrer com moderada a forte intensidade.  Goiânia e Brasília terão mais pancadas de chuva", destaca.

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto