Primeira geada de 2020 é registrada no Paraná: Previsão indica mais geadas nos próximos dias
A cidade de Mangueirinha/PR registrou na madrugada desta quinta-feira (16) a primeira geada de 2020. Segundo vídeos do produtor de feijão Laércio Dalla Vecchia enviados ao Notícias Agrícolas, as temperaturas chegaram a ficar - 0.5% e a preocupação é que isso leve impactos negativos para a produtividade não só do feijão, mas de outras culturas no estado.
De acordo com Olívo Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as previsões indicam que novas geadas podem acontecer nas próximas madrugadas, porém em intensidade mais baixa do que as já registradas.
Segundo dados coletados pelas estações meteorólogicas do Inmet, na região de General Carneiro/PR a temperatura ficou ainda mais baixa, sendo registrados - 1.7ºC. "As geadas podem acontecer de novo nos próximos dias, mas com menos intensidade. Nós também tivemos relatos de geadas próximo à Curitiba", afirma o meteorologista.
Primeira geada do ano é registrada no Paraná Foto: Laércio Dalla Vecchia
Apesar de produtores rurais destacarem que as condições acontecem antes do tempo esperado, Olívio afirma que apesar de ainda estarmos no Outono, a estação é considerada uma estação de transição - entre a mais quente e mais fria do ano - e é natural que já entre massa de ar frio nessa região do país, sinalizando os primeiros sinais do inverno.
Já quando o assunto é chuva, o produtor do sul do país, sobretudo do Rio Grande do Sul sofreu severos impactos com a irregularidade das chuvas e temperaturas altas no Verão, ainda não há uma previsão de regularização dos sistemas na região. Anteriormente, a previsão indicava uma possível retomada das chuvas na segunda quinzena de abril, mas os mapas do Inmet continuam indicando tempo estável para os próximos dias.
Veja o mapa de previsão de precipitação e temperatura para as próximas 48 horas no sul do país:
Mapa de precipitação Mapa de temperaturas
Também pela fase de transição entre as estações, os volumes começam a ficar mais baixos no norte do país nos próximos dias. Segundo Olívio, a tendência é de que a região do Matopiba já comece a registrar uma queda na diminuição das chuvas já nesta quinta-feira (16). Segundo o modelo Cosmo continuará chovendo nos quatro estados do Matopiba nas próximas 24 horas, mas em volumes baixos. Não estão descartadas pancadas de chuvas em toda a região devido às altas temperaturas.
Nos últimos cinco dias choveu de maneira expressiva em toda a região, endo os maiores acumulados registrados no norte do Tocantins e pontos do Piauí, com mais de 150 milímetros de precipitação. O oeste da Bahia, região onde as chuvas demoraram mais para regularizar nesta safra, teve acumulados acima de 80 mm nos últimos dias.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Nas próximas 24 horas continuam sendo previstos acumulados expressivos para o Mato Grosso. De acordo com os mapas, o Centro-Norte do estado pode registrar cuvas de até 60 milímetros de precipitação. A partir da sexta-feira (17) os volumes também começam a ficar mais baixos no MT. Apesar os modelos não apontarem chuvas expressivas para o Goiás, Olívio afirma que podem acontecer pancadas de chuvas na região durante esta quinta-feira.
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 em todo o país:
Fonte: Inmet